Tachi-Waza (técnicas em pé)
Te-Waza (técnicas de braço)
Koshi-Waza (técnicas de quadril)
Ashi-Waza (técnicas de perna)
Sutemi-Waza (técnicas de sacrifício)
Mae-sutemi-Waza (técnicas de sacrifício para frente)
Yoko-sutemi-Waza (técnicas de sacrifício para o lado)
Katame-Waza (técnicas de domínio no solo)
Ossaekomi-Waza ou Ossae-Waza(técnicas de imobilização)
Shime-Waza (técnicas de estrangulamento)
Kansetsu-Waza (técnicas de luxação)
O judô é divido em dois grupos de técnicas:
Nage-Waza e Katame-Waza, técnicas em pé e técnicas no chão respectivamente.
Nage-Waza e Katame-Waza como diz a Kodokan, são como os dois lados de uma mesma moeda. Um completa o outro.
Nage-Waza é dividido em 4 subgrupos: Koshi-Waza, técnicas de quadril; Te-Waza, técnicas de braço; Ashi-Waza, técnicas de perna e Sutemi-Waza, técnicas de sacrifício.
Katame-Waza é dividido em 3 subgrupos: Osaekomi-Waza, técnicas de imobilização; Shime-Waza, técnicas de estrangulamento e Kansetsu-Waza, técnicas de chaves de braço.
Nós listamos todas as técnicas de Katame-Waza divididas por seus subgrupos e as de Nage-Waza divididas por técnicas do Go-Kyu, grupos de 40 técnicas separado em 5 subgrupos para exame de graduação, e demais técnicas.
Além destas técnicas existem ainda os katas, que são a demonstração das técnicas sem adversário e que demandam uma técnica apuradíssima, sendo exijidos apenas de faixas-pretas.
Algumas técnicas: NAGE-WAZA
Te-waza |
Seoi-nage |
Tai-otoshi |
Kata-guruma |
Sukui-nage |
Uki-otoshi |
Sumi-otoshi |
Obi-otoshi |
Seoi-otoshi |
Yama-arashi |
Morote-gari |
Kuchiki-taoshi |
Kibisu-gaeshi |
Uchi-mata-sukashi |
Kouchi-gaeshi |
Ippon-seoi-nage |
Koshi-waza |
Uki-goshi |
O-goshi |
Koshi-guruma |
Tsurikomi-goshi |
Harai-goshi |
Tsuri-goshi |
Hane-goshi |
Utsuri-goshi |
Ushiro-goshi |
Daki-age |
Sode-tsurikomi-goshi |
Ashi-waza |
Deashi-harai |
Hiza-guruma |
Sasae-tsurikomi-ashi |
Osoto-gari |
Ouchi-gari |
Kosoto-gari |
Kouchi-gari |
Okuri-ashi-harai |
Uchi-mata |
Kosoto-gake |
Ashi-guruma |
Harai-tsurikomi-ashi |
O-guruma |
Osoto-guruma |
Osoto-otoshi |
Tsubame-gaeshi |
Osoto-gaeshi |
Ouchi-gaeshi |
Hane-goshi-gaeshi |
Harai-goshi-gaeshi |
Uchi-mata-gaeshi |
Masutemi-waza |
Tomoe-nage |
Sumi-gaeshi |
Ura-nage |
Hikikomi-gaeshi |
Tawara-gaeshi |
Yokosutemi-waza |
Yoko-otoshi |
Tani-otoshi |
Hane-makikomi |
Soto-makikomi |
Uki-waza |
Yoko-wakare |
Yoko-guruma |
Yoko-gake |
Daki-wakare |
Uchi-makikomi |
Kani-basami |
Osoto-makikomi |
Uchi-mata-makikomi |
Harai-makikomi |
Kawazu-gake *técnica proibida |
Algumas Técnicas de KATAME-WAZA
Osaekomi-waza |
Kuzure-kesa-gatame |
Kata-gatame |
Kami-shiho-gatame |
Kuzure-kami-shiho-gatame |
Yoko-shiho-gatame |
Tate-shiho-gatame |
Kesa-gatame |
Makura-kesa-gatame |
Kusure-makura-kesa-gatame |
Kusere-tate-shiho-gatame |
Kusure-yoko-shiho-gatame |
Hon-kesa-gatame |
Shime-waza |
Nami-juji-jime |
Gyaku-juji-jime |
Kata-juji-jime |
Hadaka-jime |
Okuri-eri-jime |
Kata-ha-jime |
Do-jime* técnica proibida |
Sode-guruma-jime |
Kata-te-jime |
Ryo-te-jime |
Tsukkomi-jime |
Sankaku-jime |
Kansetsu-waza |
Ude-garami |
Ude-hishigi-juji-gatame |
Ude-hishigi-ude-gatame |
Ude-hishigi-hiza-gatame |
Ude-hishigi-waki-gatame |
Ude-hishigi-hara-gatame |
Ashi-garami* técnica proibida |
Ude-hishigi-ashi-gatame |
Ude-hishigi-te-gatame |
Ude-hishigi-sankaku-gatame |
Gokyo
O Gokyo É o estudo do conjunto das projeções clássicas do Judô.
O Gokyo é ao mesmo tempo, a classificação e a chave do ensinamento da técnica de projeção.
Traduz-se: Go, quer dizer "Cinco" e Kiu, quer dizer "Princípio de Ensinamento".
O Gokyo, é assim, um grupo de cinco princípios de ensinamento, cinco grupos de oito projeções, classificadas 2º critérios pedagógicos.
Quando Kano criou as suas primeiras técnicas, examinou mais eficazmente os fins em vista. foi assim que, com o concurso dos melhores especialistas, ele pôde em 1895, codificar o seu primeiro Gokyo.
Dai Ikkyo (1o. grupo) 1. Deashi Harai 2. Hiza Guruma 3. Sasae Tsurikomi Ashi 4. Uki Goshi 5. Osoto Gari 6. Ogoshi 7. Ouchi Gari 8. Seoi Nage | Dai Nikyo (2o. grupo) 1. Kosoto Gari 2. Kouchi Gari 3. Koshi Guruma 4. Tsuri Komi Goshi 5. Okuri Ashi Harai 6. Tai Otoshi7. Harai Goshi 8. Uchi Mata |
Sankyo (3o. grupo) 1. Kosoto Gake 2. Tsuri Goshi 3. Yoko Otoshi 4. Ashi Guruma 5. Hane Goshi 6. Harai Tsuri Komi Ashi 7. Tomoe Nage 8. Kata Guruma | Yonkyo (4o. grupo) 1. Sumi Gaeshi 2. Tani Otoshi 3. Hane Makikomi 4. Sukui Nage 5. Utsuri Goshi 6. O Guruma 7. Soto Maki Komi 8. Uki Otoshi |
Gokyo (5o. grupo) 1. Osoto Guruma 2. Uki Waza 3. Yoko Wakare 4. Yoko Guruma 5. Ushiro Goshi 6. Ura Nage 7. Sumi Otoshi 8. Yoko Gake |
Antes de 1982 o Gokio da Kodokan era composto de 40 técnicas de arremesso separados em 5 grupos.
No centésimo aniversário da Kodokan (1982) um grupo adicional com 8 técnicas de arremesso foi incluído, bem como 17 novas técnicas foram aceitas como arremessos oficiais do Judô da Kodokan, apesar de não fazerem parte do Gokio.
Dai Ikkyo (1o. grupo) 1. Deashi Harai 2. Hiza Guruma 3. Sasae Tsurikomi Ashi 4. Uki Goshi 5. Osoto Gari 6. Ogoshi 7. Ouchi Gari 8. Seoi Nage | Dai Nikyo (2o. grupo) 1. Kosoto Gari 2. Kouchi Gari 3. Koshi Guruma 4. Tsuri Komi Goshi 5. Okuri Ashi Harai 6. Tai Otoshi 7. Harai Goshi 8. Uchi Mata |
Sankyo (3o. grupo) 1. Kosoto Gake 2. Tsuri Goshi 3. Yoko Otoshi 4. Ashi Guruma 5. Hane Goshi 6. Harai Tsuri Komi Ashi 7. Tomoe Nage8. Kata Guruma | Yonkyo (4o. grupo) 1. Sumi Gaeshi 2. Tani Otoshi 3. Hane Makikomi 4. Sukui Nage 5. Utsuri Goshi 6. O Guruma 7. Soto Maki Komi 8. Uki Otoshi |
Gokyo (5o. grupo) 1. Osoto Guruma 2. Uki Waza 3. Yoko Wakare 4. Yoko Guruma 5. Ushiro Goshi 6. Ura Nage7. Sumi Otoshi 8. Yoko Gake | Rokukyo (6o. grupo) 1. Obi Otoshi 2. Seoi Otoshi 3. Yama Arashi 4. Osoto Otoshi 5. Daki Wakare 6. Hikikomi Gaeshi 7. Tawara Gaeshi 8. Uchi Maki Komi |
Shinmeisho No Waza 1. Morote Gari 3. Kibisu Gaeshi 5. Dakiage 7. Kouchi Gaeshi 9. Osoto Gaeshi 11.Uchi Mata Gaeshi 13.Kani Basami 15.Kawazu Gake 17.Uchi Mata Makikomi | (Novas técnicas aceitas) 2. Kuchiki Taoshi 4. Uchi Mata Sukashi 6. Tsubame Gaeshi 8. Ouchi Gaeshi 10.Harai Goshi Gaeshi 12.Hane Goshi Gaeshi 14.Osoto Maki Komi 16.Harai Maki Komi |
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