Expressão e Reconhecimento (Sokaku Takeda) |
Há tempos que o Aikijujutsu para muitos estudiosos se tornou um forte ponto da expressão das artes de combate japonesas. Seja através da ascensão do Aikido e Hapkido ou através de seus significativos movimentos, o Aikijujutsu se tornou símbolo de nobreza e referência de aprendizado.
Seus movimentos enfatizam ângulos destruidores, que acoplados ao conhecimento da anatomia, faz de suas técnicas uma forte linha de guerra.
As referências de torções e articulações caracterizam o Aikijujutsu por este ser oriundo das técnicas que eram ensinadas com um direcionamento para a guerra. Suas formas de retenções e fraturas eram específicas para os ataques e necessidades da época. Evidentemente que todas as formas podem ser adaptadas e redirecionadas para os tempos vigentes.
E como arte de guerra, é comum percebermos no Aikijujutsu a intensa preocupação com ataques verdadeiros e situações que se aproximem ao máximo da realidade. Isto fez com que milhões de críticas e subversivas colocações apontassem o Aikijujutsu como uma arte irresponsável e perigosa. Numa observação óbvia, todas as artes marciais tendem a ser perigosas. Mas não mais que a mentalidade das pessoas. Em tudo, e para tudo, existe uma forma de estudo e aplicação.
Para a realidade não podem existir suposições. Todo movimento só funciona quando este é aplicado dentro de sua lógica real. Um golpe qualquer só se torna eficiente se for executado de maneira correta dentro dos padrões técnicos, independentemente de qual arte for.
A coerência compreende que toda arte é bela, mas sua eficiência deve ser preservada.
Caso contrário deve ser chamada de qualquer outra coisa, menos de arte marcial. A beleza se prende aos movimentos que são característicos de apresentação e devem permanecer apenas nesta função, pois a realidade não lhe dará espaço para uma segunda oportunidade.
Atualmente muitos praticantes de outras artes tentam procurar no Aikijujutsu respostas que facilmente podem ser encontradas em suas artes de origem, é apenas questão de organizar os pensamentos e formas.
Tipos
OSOI é a forma lenta e suave. Essa forma era praticada por aqueles que não possuíam tanto vigor físico ou possuíam idade avançada. Na busca do vazio e do desequilíbrio, essencial nessa forma, busca-se encontrar no íntimo do seu inimigo um local escondido para se alojar. As técnicas iniciais eram adaptadas a um raciocínio circular que tinha por objetivo a utilização da força do inimigo contra ele mesmo. Para muitos mestres tal estilo é considerado o último estágio da sapiência militar. Da mesma forma, o Gendai Budo traduziu essa teoria como "ceder para vencer".
HIDOI, contrariamente, caracterizado pela extrema violência e agressividade de seus movimentos, é conhecida como a terrível arte do clã Aizu. A definição do Hidoi retrata o pensamento do Bujutsu na sua essência e realidade.
KORYU, que tem como significado "fluxo velho", representa as formas clássicas e imutáveis do Aikijujutsu estabelecidas em seqüências de kata.
RENKAKU, que significa "encadeado por um ângulo", era a forma que mais se assemelhava ao jujutsu, diferenciando-se na circularidade de seus movimentos e utilização da força de seu adversário contra ele mesmo.
Artes Descendentes e Influenciadas.
Observando as similaridades técnicas naquilo que observamos ao longo do conteúdo aqui apresentado e acompanhando a história marcial, podemos destacar a influência do Aikijujutsu na história pessoal de grandes mestres do Koryu e do Gendai Budo.
Podemos citar dentre estes nomes inegavelmente o Fundador do Aikido, Morihei Ueshiba, Aluno de Sokaku Takeda, tal qual Choy Youg Sool, Fundador do Hapkido (que pode ser considerado, em função das formas, uma combinação entre o Aikijujutsu e Tae Kwon Do).
Daito Ryu Aikijujutsu – Fundado por Sokaku Takeda, descendente de Seiwa.
A origem do Aikijujutsu se encontra quando o neto mais jovem do Imperador Seiwa, Shinra Saburo Yoshimitsu, foi para Oshu, no nordeste do Japão. Ele estudou anatomia humana através de dissecação. Ele ficou em um lugar conhecido como Daito, e se denominava Saburo de Daito. Esta é a raiz do nome. Então o Daito-ryu atravessou as gerações da família Takeda, pois também eram descendentes do Imperador Seiwa.
O clã de Aizu era originalmente responsável pela guarda de Kyoto. Um grupo de samurais chamados de Shinsengumi estava em atividade antes da Restauração Meiji. O emblema dos Shinsengumi era o mesmo do clã de Aizu, e eram descendentes em linha direta de membros do clã de Aizu. Devido ao relacionamento dos Shisengumi com o clã de Aizu, quando os clãs Satsuma e Tosa conseguiram o poder, eles a tacaram e derrotaram o chefe do clã de Aizu na Guerra Civil de Boshin.
Depois do clã estar derrotado, não conseguiu mais se recuperar. Durante esta guerra, os Aizu ainda usavam balas de canhão aquecidas enquanto o exército Imperial usava canhões importados. O clã de Aizu, que deveria estar guardando o Imperador, tinha se tornado inimigo do Imperador. Sendo que os Aizu não eram páreo para as forças do Império. Em certo ponto, o chefe do clã de Aizu foi preso e quase morto. O castelo de Aizu foi incendiado e completamente destruído. Poucos são os estudiosos que têm os registros da genealogia do clã Aizu.
O estilo de espada incorporado no Daito-ryu é o Ono-ha Itto-ryu. Esta arte é a fonte do uso de espada de Sokaku Takeda. Sokaku aprendeu sobre quase tudo e havia muito pouco que ele desconhecia. Os espadachins de antigamente não eram apenas especialistas com as espadas.
Treinar durante o final do período Tokugawa [1603-1868] e no período Meiji [1868-1912] requeria "dez mil homens". Em outras palavras, se treinava dez mil vezes com seus homens e depois se passaria três anos viajando por vários dojos para aperfeiçoar-se. Reunia seus homens e participava das lutas de espadas. Cada escola tinha suas próprias formas individuais, mas não importando qual estilo, todos usavam seus homens.
O moderno kendo derivou muito do Ono-ha Itto-ryu, devido à popularidade que ele compartilhava com o Hokushin Itto-ryu. Sasaburo Takano, do primeiro estilo, e Takaharu Naito e Shusaku Chiba do segundo, são muito conhecidos. Até por volta de 1910 não havia uma classificação especial das formas, então a Escola de Treinamento Avançado de Professores (Tokio Koto Shihan Gakko) e o Butokukai criaram kata (formas) para facilitar as aulas. Os kata do kendo que agora são praticados foram estabelecidos naquela época. No Daitokan nós não praticamos mais usando homens, porque praticamos apenas com kata.
Quando se usa espadas, fala-se sobre o ato de receber. Recebe-se o ataque assim que o oponente puxa a espada. Precisa-se ter tal velocidade. Segundo Tokimune Takeda, a espada do aiki não funciona a menos que seus braços e pernas funcionem bem juntos. Logo, como Sokaku praticou kenjutsu, ele era capaz de girar facilmente os pulsos. Para cortar seu oponente, precisa-se colocar a lâmina da espada em uma posição específica. Deve-se receber a espada do oponente com a parte de trás da sua espada, e então girar a sua espada para cortá-lo. Não é assim que se atinge um oponente com um bokken. Como uma espada de verdade tem uma lâmina afiada, deve-se receber a espada do oponente com a parte de trás da sua espada.
Não se deve usar a lâmina para receber a espada do oponente, porque fazendo isso com uma espada verdadeira, a lâmina se lascará. Mas ao receber a espada do oponente com a parte de trás da sua espada e depois o cortar com a sua lâmina, a lâmina nunca será danificada. Assim, deve-se ser capaz de girar com facilidade seus pulsos para fazer as técnicas de espada, e esse movimento dos pulsos é a essência das técnicas do Daito-ryu.
As técnicas de Aikijujutsu são baseadas na espada. Ao aprender o Daito-ryu, é absolutamente essencial estudar a espada. A primeira técnica de espada curta do Ono-ha Itto-ryu é a mesma primeira técnica do Daito-ryu, em que se prende seu oponente, avança e o corta. Esta técnica só foi usada durante o Sengoku Jidai [época dos Estados em Guerra, 1467-1568], mas Sokaku a ensinou como uma técnica importante.
Com base nestas considerações, podemos ter uma idéia da origem do princípio do tegatana, a espada da mão, que poderia ser considerado o ponto comum entre o kenjutsu e o aikijujutsu, sendo também seu elo cronológico de desenvolvimento de uma, para a outra, como uma ramificação marcial.
Crê-se que Aikijujutsu era ensinado como auto defesa, durante o período Tokugawa.
Dentre as técnicas de Daito-ryu existe um tipo particular de técnica de aiki chamada hanza handachi. As técnicas que eram estudadas para uso nos palácios eram chamadas de oshikiuchi. No passado, quando as pessoas passavam pela obanbeya do castelo de Edo, suas espadas eram retiradas. Todas as pessoas - exceto alguns nobres de certo nível, que tinham permissão de portar as espadas curtas – tinham que entregar todas as armas que carregavam. Eles tinham que “andar sobre os joelhos” perante a família do Shogun. As técnicas de hanza handachi do Daito-ryu eram usadas naquele período em resposta a alguma situação que pudesse surgir. Esta técnica hoje pode ser interpretada como o shikko.
As técnicas Hanza handachi são também baseadas neste andar sobre os joelhos e são usadas em ataques súbitos quando a pessoa se encontra sentada. As técnicas começaram a partir de uma posição sentada e terminadas com a posição de pé que existem no Daito-ryu.
Usa-se o termo goho, cinco direções, assim a técnica se chama gohonage. No gohonage, arremessa-se o inimigo em cinco direções - frente, atrás, direita e esquerda e centro – isso é, onde se originalmente estava. Também há arremessos em cinco direções associados com ikkajo, nikajo, e sankajo.
TEXTOS GENTILMENTE CEDIDOS PELO AMIGO E COLABORADOR ESTUDANTE, PESQUISADOR E AMANTE DAS ARTES MARCIAIS BASEADAS NO BUDÔ JAPONÊS, DOUGLAS RONIN RIOS.
e-mail ronindoug@pop.com.br
Fonte: Por Elton Silva
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