Hoje, os esportes de lutas orientais são muito populares entre nós. Os ocidentes aderiram totalmente às chamadas artes marciais - Kung-Fu da China, o Karatê do Japão e o Tae Kwon Do da Coréia.
Nos tempos primitivos, não importa onde vivessem, os homens tinham que desenvolver técnicas pessoais de luta para obterem o alimento e se defenderem contra inimigos, inclusive animais selvagens. Tinham, também, que inventar armas, de forma a tornar efetiva a defesa e facilitar a subsistência.
Mesmo após a invenção das armas, contudo, o homem nunca deixou de promover o desenvolvimento do corpo e da mente, através da prática de diversas modalidades esportivas ou marciais, especialmente na forma de ritos religiosos.
O Tae kwon Do (pronuncia-se "tê-quan-dô"), cuja tradução significa "a arte de usar os pés e as mãos na luta", surgiu na Coréia, há cerca de 1.300 anos. É a mais antiga das artes marciais, tendo provavelmente originado ou influenciado no surgimento das outras, conforme alguns documentos históricos e gravuras encontrados em túmulos e paredes de templos naquele país.
Em 670 A.D., a Coréia era dividida em três Reinos: Silla, Kogurryo e Baek Je. Silla, o menor deles, era constantemente invadido e saqueada pelos dois vizinhos e, durante o reinado de Chin Heung, os jovens aristocratas e os militares formaram uma tropa da elite, chamada Hwa Rang-do (similar aos samurais, no Japão, e aos cavaleiros andantes da Idade Média, no Ocidente). Essa tropa guerreira - em complemento ao treino normal com lanças, arco e flecha, espada - também se adestrou na prática da disciplina mental, física e em várias formas de lutas com os pés e as mãos - o Soo-Bak e outras. Para endurecer os corpos, escalaram montanhas escarpadas, nadaram em rios turbulentos nos meses frios e difundindo técnicas com uso de chutes enfatizando a maior potência dos membros inferiores, obtendo maior êxito nas batalhas contra os invasores: o treinamento se resumia em golpes contundentes ao ponto de atingir os inimigos além das armaduras feitas de bambu, concentrando-se impiedosamente na tarefa de defender sua terra. Seu código de honra (ou espírito do Hwa Rang-Do) era constituído de 5 Itens:
1 - Obediência ao Rei
2 - Respeito aos país
3 - Lealdade para com os amigos
4 - Nunca recuar ante o inimigo
5 - Só matar quando não houver alternativa
O Comandante do Hwa Rang-Do era o General Kim Yu Shim. E o Tae kwon Do nasceu oficialmente naquele ano, na cidade de Surabul (pronuncia-se "Soroból"), com o nome de Tae Kyon ("chuta pulando"). Hoje, Surabul tem o nome de Kyung-Ju.
Alguns historiadores porém, consideram o TAE KWON DO mais antigo ainda, pois o TAE KYON foi o aprimoramento de várias lutas antigas entre as quais o SOO BAK. Em 1935, um grupo de arqueólogos japoneses, pesquisando uma dessas tumbas, encontrou uma pintura que representava dois homens defrontando numa posição de SOO BAK. Referindo-se a esta e outras pinturas, o historiador japonês, Tatashi Saito, no seu livro "Estudo da Cultura da Coréia Antiga", diz o seguinte: "A pintura nos mostra que ou a pessoa ali enterrada praticava o TAE KWON DO em vida ou o povo da época praticava, ao lado de danças e cantos, com o propósito de consolar a alma dos mortos".
A época de construção das tumbas foi o período que vai de 3 A.D. a 427 A.D., durante o qual a província de Hwan-Do permaneceu como a capital do Koguryo. Pode deduzir-se daí que os coreanos praticavam o TAE KWON DO naquele período.
Algumas pessoas acreditam que o TAE KWON DO tenha se originado do KUNG FU, a arte chinesa de defesa pessoal. Conforme manuscritos chineses, acredita-se que tal arte tenha origem, como uma espécie de exercício físico, quando o famoso monge budista Daruma Daesa o ensinou aos monges de Xaolin, templo budista do condado de Tungpung, na província de Ho-Nam na China. Daruma chegou à China por volta de 520 A.D. e ali passou nove anos, no templo Xaolin, onde introduziu a prática do KUNG-FU, cujo nome significa "estudo", "sabedoria", "habilidade", ou ainda "arte marcial".
Se lembrarmos que as pinturas murais de TAE KWON DO encontradas nas tumbas datam do período entre 3 e 427 A.D. concluiremos que é impossível o TAE KWON DO dever sua origem ao KUNG-FU chinês.
Outros pensam ser o TAE KWO DO um estilo ou variedade do KARATÊ, a arte marcial japonesa. Não se sabe, contudo, as origens exatas do KARATÊ. Existem duas correntes de pensamento. Uma diz que um mestre chinês chamado Chen Yuan Pin, que teria vivido nos fins da dinastia Song, (cerca de 1.100 A.D.), teria se naturalizado japonês e ensinado técnicas de KUNG-FU ao povo daquele país. Outra afirma ser o KARATÊ uma forma desenvolvida do OKI-NAWA-TE, luta praticada pelos habitantes de Okinawa.
A origem de OKINAWA-TE também é desconhecida. Os Arquivos - Históricos de Chosun (Dinastia YI) dizem apenas que "enviados das ilhas Ryu-Kyu (Okinawa) vinham, frequentemente, pagar tributos aos Reis de Chosun (Coréia).
Aquela época, como vimos anteriormente, o SOO BAK (forma de TAE KWON DO) tinha grande popularidade, donde é lícito supor que os enviados de Okinawa tenham aprendido o SOO BAK e o introduzido em seu país. Tal especulação é tanto mais lógica quando lembramos que o "NUL" (modalidade folclórica coreana) foi igualmente adotado, nas mesmas condições, pelo povo de Okinawa.
Donde se conclui, portanto, que o KARATÊ japonês seria derivado do TAE KYON ou SOO BAK, formas primitivas de TAE KWON DO.
Todos estes fatos demonstram que o TAE KWON DO não é apenas uma técnica originária da Coréia - ele também se desenvolveu independentemente durante longo período histórico.
O Karatê conseguiu mais projeção e popularidade porque, de 1909 a 1945, a Coréia foi invadida e ocupada pelo Japão.
Durante esses 36 anos da ocupação japonesa, toda a cultura coreana permaneceu estagnada, pois os invasores proibiram a prática do Tae Kyon além de outras artes. Foi neste período que o Karatê começou a ser difundido pelo mundo, tendo sido introduzido na Coréia em 1921.
Quando o Japão foi derrotado na Segunda Guerra Mundial (1945), os coreanos voltaram a treinar o Tae Kyon de forma ostensiva (pois nunca deixaram de treinar clandestinamente) e, dez anos depois, durante a Guerra Choi Hong Hi, juntou esforços e, após diversas dissidências, conseguiu em 1955, a união das diversas escolas e estilos, sendo adotado o nome de Tae Kwon Do.
O 1º Campeonato de Tae Kwon Do no mundo só foi realizado em 1964, na Coréia. E explica-se da seguinte maneira: o Tae Kwon Do foi criado para a desfesa de seu país, e sua filosofia não era a luta. Só se empregava como último recurso. Mas como o Karatê e outros esportes motivavam o público através de torneios e competições, os dirigentes do Tae Kwon Do, no intuito de divulga-lo começaram também a criar competições.
Divulgação Judo Familia Fontes
Fonte: ABTDKDM
Comentários:
Postar um comentário