SEMMA e Secretaria de Obras se preparam para iniciar as obras da Praça Mestre Bimba.
O Trabalho nesse momento é de planejamento e confecção das plantas executivas, a partir da concepção arquitetônica da Arq. Elaine Fernandes e das necessidades levantadas pela população do entorno da Praça.
Na foto a área que já recebeu a limpeza inicial, tendo ao fundo a Casa da Capoeira de Bauru, que liderou a comunidade do Jardim Contorno no encaminhamento dessa reivindicação.
O projeto, construído coletivamente, prevê um play-ground, pista para caminhada/corrida, pista para bicicross/BMX e uma "Praça da Capoeira".
Quem foi Mestre Bimba
Diversas manifestaçoes culturais de origem afro se perderam pelo caminho da historia.
A Capoeira tambem poderia haver-se perdido, dada a descomunal força das proibições e repressões.
Mestre Bimba percebeu que a Capoeira sofria um processo de "folclorização", perdendo o seu caráter combativo e aspectos que os capoeiristas chamam de fundamento.
Em face disso, nos anos de 1930, Manoel dos Reis Machado (1900-1974), conhecido nas voltas do mundo da capoeira como MESTRE BIMBA, cria a Capoeira Regional ao sistematizar uma metodologia de ensino; como excepcional tocador de berimbau que era criar toques especificos para cada tipo de jogo; inovar nos rituais, mantendo a tradição; e especialmente oportunizou o aprendizado e pratica a homens, meninos e mulheres, das diferentes origens etnicas e sociais, com o seu Centro de Cultura Fisica e Luta Regional Baiana, conquistando assim a descriminalizarao da pratica do Jogo da Capoeira atraves da sua obra "A Capoeira Regional".
Hoje a Capoeira deu, literalmente, a volta ao mundo, sendo praticada em mais de 160 paises dos 5 continentes, sendo a maior embaixatriz do Brasil no exterior, e o maior veiculo de difusão da lingua portuguesa no mundo.
Assim sendo, devemos essa herança cultural que tanto nos identifica como brasileiros a Manoel dos Reis Machado, o MESTRE BIMBA, o criador da Capoeira Regional, ao lado do Mestre Pastinha, o patrono da Capoeira Angola.
Fonte: Prof. Alberto de Carvalho Pereira Sobrinho
Fundação Casa da Capoeira de Bauru
Presidente
Rua Sebastião Pregnolato, 4-86
Jd. Auriverde (Contorno)
(14) 3011-4711
Eu Ricardo Fontes quero agradecer á mais uma parceria em que este site esta fazendo que é com o nosso amigo Prof. Alberto, pois acreditou em nosso trabalho e irá nos ajudar com histórias de atletas e com novidades sobre a capoeira.
Divulgação Judô Família Fontes
O Judô Família Fontes é patrocinado por:
Comentários:
Postar um comentário