Fadiga e dor muscular são sintomas comuns após a prática de atividades desportivas. A imersão em água fria, ou seja, em temperaturas inferiores a 15°C (crioterapia), é freqüentemente utilizada com o objetivo de aliviar estes sintomas, e reduzir o tempo de recuperação.Uma revisão que incluiu 17 estudos com 366 participantes teve como objetivo principal avaliar esta questão.
Os autores da revisão concluíram que as evidências científicas atuais indicam que a imersão em água fria reduz a dor muscular após exercícios físicos. Quatorze estudos compararam a imersão em água fria após o exercício físico com o tratamento "passivo", ou seja, envolvendo apenas o repouso muscular.
A temperatura, duração e frequência da imersão em água fria variaram entre os diferentes estudos. Houve alguma evidência de que imersão em água fria reduz a dor muscular em 24, 48, 72 e até 96 horas após o exercício físico, quando comparada ao tratamento "passivo".
Em quatro estudos, os seus participantes consideraram que a imersão em água fria melhorou rapidamente a recuperação muscular. Os autores da revisão concluíram que as evidências científicas demonstram que a imersão em água fria reduz a dor muscular após exercícios físicos.O melhor método de imersão em água fria, bem como a sua segurança, não estão ainda bem definidos.
Fonte: Judo Nacional
Comentários:
Postar um comentário