O Mestre do Judô. Jigoro Kano

sexta-feira, 27 de agosto de 2010.

Luta corporal, adaptada do jiu-jitsu pelo professor japonês Jigoro Kano (1860-1938). Em 1882, fundou o primeiro clube de Judô - KODOKAN, existente até os dias atuais Considerada a mais nobre das artes marciais, é a única disputada nas Olimpíadas . Os lutadores, ou judocas, são divididos em duas categorias: principiantes (kiu) e mestres (dan).
O Judô é um esporte e doutrina criados pelo professor Jigoro Kano. Com a revolução de costumes que abalou o Japão a partir de 1868, dedicou-se ele a viver o Ju-Jitsu, partindo de escolas e de antigos mestres.  "O judô é um buquê de todas essas flores. A meta final do judô é o aperfeiçoamento do indivíduo por si mesmo, desenvolvendo um espírito que deve buscar a verdade através de esforço constante e da sua total abnegação, para contribuir na prosperidade e no bem estar da raça humana."
Jigoro Kano
" O judô é o caminho para o uso da força espiritual e física.
Esse treino, através da prática da defesa e do ataque, aperfeiçoa o corpo e o espírito, entrando na moral. Assim, pelo próprio aperfeiçoamento torna-se útil à humanidade que é o objetivo capital do judô"
Jigoro Kano

Lançou então, um método próprio, a que chamou Judô, eliminando os golpes mais lesivos(socos , pontapés) porque a finalidade já não era mais formar guerreiros, mas cidadãos pacíficos ao contrario do Ju-Jitsu antigo.
O Judô esportivo atual resultou da incrementação das competições (shias) que antes visavam apenas a verificar o avanço técnico. Hoje, existem campeonatos mundiais e continentais e o Judô tornou-se esporte olímpico. O seu maior núcleo de ensino e divulgação é o Instituto Kodokan, em Tóquio, fundado pelo professor Jigoro Kano em 1882.
Sendo assim, em 1882, nasce o Judô da Kodokan, o grande caminho de todo mundo. Do Ju-Jitsu, arte marcial ao Judô moderno, houve uma grande reviravolta e desde então, desenvolveu cada vez mais a parte espiritual e quarenta anos após, esse fecho situava-se nos dois enunciados, o uso da energia para o bem e o progresso, próprio e dos outros.
Entre os jovens alunos que se dispõe a praticar o Judô, para ficarem forte a fim de compensar sua relativa debilidade física, real ou imaginária, mal eles sabem que seguem o mesmo caminho que o fundador do Judô JIGORO KANO.

Nascido em 1860 em uma pequena cidade chamada Mikage situada perto de Kobe (Japão).
JIGORO KANO, então jovem estuante, sofre pela debilidade de sua constituição física, objeto de brutalidade de estudantes e se dispõe a superar o desafio.
Galgou um a um os degraus da Escala Imperial Japonesa, chegando ao segundo grau após sua morte, ocorrida em 4 de maio de 1938 , portanto, com 77 anos de idade, quando voltava do Cairo onde participou da Assembléia Geral do Comitê Internacional do Jogos Olímpicos.
Era de baixa estatura, medindo 1,50 metro e seu peso, proporcional a altura, não ia além de 50 quilos. Aos dezessete anos, teve o seu primeiro professor, mestre Fukuda, da escola Coração de Salgueiro, depois, mestre Iso, e ainda Iikugo. Buscou conhecimento também em outras escolas, para tanto estudando

com rara persistência, o que lhe permitiu um pouco mais tarde formar um conjunto de técnicas, regras e princípios que viriam a se constituir o Judô que hoje conhecemos.
Formado pela universidade Imperial de Tóquio, em Letras e Ciências Estéticas e Morais, no ano da sua formatura, 1882, funda sua escola, o Kodokan, na qual pretendeu impulsionar um novo método de luta, mais esportiva, mais intuitiva, mais segura e sem os segredos que impediam uma divulgação generalizada, para que todos pudessem usufruir, desde crianças até adultos de idade mais avançada.
Sua vida não ficou conhecida, nem marcada e não atingiu as culminâncias só através do Jiu-Jitsu e do Judô, mas a sua cultura lhe possibilitou galgar altos postos no Ensino, no esporte e no governo de seu país. Foi professor, vice-presidente e reitor do Colégio dos Nobres, adido do ministro da Casa Imperial, conselheiro do ministro da Educação Nacional, diretor da Escola Normal Superior e, ainda, secretário da Educação Nacional.

Fundou sociedades e institutos para jovens e também o primeiro clube de Baseball do Japão. Editou revistas, viajou para a Europa e América do Norte em missão cultural. Foi ainda diretor da educação primária, presidente do Centro de Estudos das Artes Marciais e o primeiro Japonês a pertencer ao Comitê Olímpico Internacional e, ainda, presidente da Federação Desportiva do Japão.
Notadamente, para quem como Kano introduziu também o desporto e a Educação Física no plano educacional do Japão, fato esse que já seria o suficiente para perpetuar seu nome como educador e como esportista. Leva Jigoro Kano o galardão de Pai da Educação Física do Japão.
Ainda aluno do mestre Iikugo, Jigoro Kano inicia a montagem de sua escola, Em fevereiro de 1882 funda a escola "KODOKAN" onde ensina seus métodos pessoais que chama de "O JUDÔ" a palavra "Judo" foi empregada a primeira vez pelo Mestre Jigoro Kano. A palavra JU significa flexível ou ceder, JITSU é uma arte ou procedimento, DO é o meio ou o caminho. De tal forma que JU JITSU significa uma arte ou uma prática de flexibilidade, que consiste primeiro em ceder com o fim de obter a vitória final, JUDO significa o meio ou o princípio desta ação.
O primeiro aluno foi Tomita, que estava sempre a mão para Kano testar e aperfeiçoar as técnicas que desenvolvia.
Existe um princípio que se aplique realmente a todos os casos?
Sim, existe um. Utilização eficaz da energia "SEIRYOKU ZENYO"solidariedade e prosperidade mútua.
Jigoro Kano - Fundador do Judô.

Comentários:

Postar um comentário

 
Melhor Site de Estudo Bíblico