Após fracasso, Brasil aposta em nova regra para início de ciclo olímpico do judô. Junto o Calendário das lutas.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010.
Tiago Camilo deu um susto ao sofrer lesão, mas viajou normalmente com a seleção
Após conquistar importantes resultados na última década, com medalhas olímpicas de títulos mundiais, o Brasil sofreu uma importante queda no ano passado, quando ficou sem nenhuma medalha no Mundial de Judô de Roterdã. Um ano depois, os brasileiros apostam em nova regra para superar esse fracasso e começar bem um novo ciclo olímpico.

Inicia nesta quarta-feira a participação do país no Mundial deste ano, que será realizado no Japão e que começará a somar pontos para a classificação aos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, para apagar a campanha ruim de 2009. Na Holanda, o Brasil fez apenas três quintos lugares, com Sarah Menezes (ligeiro), Rafael Silva (leve) e Daniel Hernandes (pesado). Medalhistas olímpicos em Pequim-2008, Tiago Camilo (médio) e Leandro Guilheiro (leve) não passaram para as finais.
Os primeiros a pisar no tatame a partir das 22h (de Brasília) desta quarta-feira, no Ginásio Nacional de Yoyogi, são os pesos pesados Rafael Silva, Walter Santos, Maria Suellen Altheman e os meio-pesados Luciano Correa e Mayra Aguiar.
“Já vivi todas as experiências em um Mundial: fui bronze, fui campeão e voltei de mão vazia. Essa bagagem me deixa mais tranquilo para lutar”, diz Luciano Correa, que ficou em terceiro lugar na sua estreia em mundiais, em 2005 no Cairo e venceu em 2007 no Rio de Janeiro. “Do Mundial de Roterdã em 2009 para cá investi bastante na parte técnica, sem descuidar do físico que sempre foi meu trunfo.”
Esse será o primeiro Campeonato Mundial já valendo pontos para o ranking de classificação olímpica (ouro 500 pontos, prata 300 pontos, bronze 200 pontos, quinto lugar 100 pontos, sétimo lugar 80 pontos). Diferentemente dos anos anteriores, a vaga para Londres-2012 são do atleta e não mais do país. Por conta disso, a Federação Internacional de Judô autorizou a participação de dois atletas por país em todas as categorias.

Nesse primeiro torneio com a nova regra, a seleção brasileira levou dois judocas em três categorias do masculino: meio-médio (Flávio Canto e Leandro Guilheiro), médio (Tiago Camilo e Hugo Pessanha) e pesado (Walter Santos e Rafael Silva).
“O clima está ficando pesado”, brincou Rafael Silva, atleta do Pinheiros (SP), sobre ter de encontrar seus rivais diariamente, principalmente seu agora parceiro de seleção Walter Santos, que luta pela Sogipa (RS). Com apenas 24 anos, Rafael disputa seu primeiro Mundial. “Converso muito com os mais experientes nesses dias.”
O Brasil ainda quase perdeu um importante atleta às vésperas do Mundial. Tiago Camilo sofreu uma lesão no pé esquerdo há duas semanas durante os treinos, mas ele acabou se recuperando e viajou normalmente com a seleção.

CALENDÁRIO DO MUNDIAL PARA O BRASIL

9 de setembro - quarta-feira
Masculino
+ 100kg - Walter Santos e Rafael Silva
100kg - Luciano Correa
Feminino
+78kg - Mayra Aguiar
78kg - Maria Suellen Altheman

10 de setembro - quinta-feira
Masculino
90kg - Tiago Camilo e Hugo Pessanha
81kg - Leandro Guilheiro e Flávio Canto
Feminino
70kg - Maria Portella

11 de setembro - sexta-feira
Masculino
73kg - Bruno Mendonça
Feminino
63kg - Mariana Silva
57kg - Rafaela Silva

12 de setembro - sábado
Masculino
66kg - Leandro Cunha
60kg - Felipe Kitadai
Feminino
52kg - Erika Miranda
48kg - Sarah Menezes

13 de setembro - domingo
Absoluto, masculino e feminino

MEDALHAS DO BRASIL EM MUNDIAIS

1971 - Ludwigshafen/ALE: Chiaki Ishii (-93kg/bronze)
1979 - Paris/FRA: Walter Carmona (-86kg/bronze)
1987 - Essen /ALE: Aurélio Miguel (-95kg/bronze)
1993 - Hamilton/CAN: Aurélio Miguel (-95kg/prata) e Rogério Sampaio (leve/bronze)
1995 - Tóquio/JAP: Danielle Zangrando (-56kg/bronze)
1997 - Paris/FRA: Aurélio Miguel (-95kg/prata), Edinanci Silva (-72kg/bronze) e Fúlvio Myata (-60kg/bronze)
1999 - Birmingham/ING): Sebastian Pereira (-73kg/bronze)
2003 - Osaka/JAP: Mario Sabino (-100kg/bronze), Edinanci Silva (-78kg/bronze) e Carlos Honorato (-90kg/bronze)
2005 - Cairo/EGI: João Derly (-66kg/ouro) e Luciano Corrêa (-100kg/bronze)
2007 - Rio de Janeiro/BRA: João Derly (-66kg/ouro), Tiago Camilo (-81kg/ouro), Luciano Correa (-100kg/ouro) e João Gabriel Schilittler (+100kg/bronze).

Fonte: UOL Esporte Em São Paulo

Comentários:

Postar um comentário

 
Melhor Site de Estudo Bíblico