Após dois anos de gancho, Penalber/RJ prepara volta ao Judô e já fala em 2012.

terça-feira, 19 de outubro de 2010.
19/10/2010
Rio de Janeiro - RJ

Daqui menos de um mês, Victor Penalber poderá voltar aos tatames, mas não será mais como uma das principais revelações do judô brasileiro. Ele agora terá de reencontrar seu espaço depois de ter cumprido dois anos de suspensão por ter sido pego no antidoping pelo uso de um diurético, em 2008. Mas agora, está pronto para retornar e em alto nível.

“Venho treinando forte. Nunca parei de treinar duro e vou voltar com tudo”, resumiu o judoca ao UOL Esporte. “Eu parei apenas logo depois da punição, porque tinha passado por uma cirurgia. Mas essa é a essência do judô: levantar depois de sofrer uma grande queda. O importante é se levantar e ter a cabeça no lugar.”

Escalado para participar do Mundial de Judô por equipes no final de 2008, Penalber foi flagrado no antidoping do Mundial Júnior, que tinha sido disputado em outubro da daquele ano e ele tinha conseguido a medalha de bronze na categoria peso leve, de até 73 kg. A substância encontrada foi a furosemida, proibida pela Agência Mundial Antidoping (Wada) por poder mascarar outros tipos de doping.

Agora, ele terá de tirar o prejuízo para voltar à seleção brasileira e até mesmo para ir aos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, já que está zerado no ranking mundial que levará os melhores ao torneio. Pelo menos internamente, não deve ter tantos problemas, já que Leandro Guilheiro subiu de peso. Penalber era apontado como seu substituto, mas Bruno Mendonça ficou com a vaga, pelo menos no último mundial.

Seu recomeço no time nacional pode ser em breve. A Confederação Brasileira de Judô deve levá-lo para o Grand Prix de Abu Dhabi, que acontece de 22 a 24 de novembro.

Mas esses dois anos não foram fáceis para o carioca, que na época do flagrante por doping, era uma das sensações do esporte, apesar de ter ficado de fora dos Jogos Olímpicos de Pequim. Sem objetivos durante os treinos, ele apostou na ajuda que poderia dar aos seus companheiros de time.

“Foi meio complicado em relação aos objetivos. Faltava motivação durante os treinos, pois não estava fazendo o que mais gosto, que é competir. Mas pelo menos fiquei ao lado das pessoas, vendo o prazer delas em atingir seus objetivos. Foi bom estar junto deles durante as conquistas”, explicou o judoca.

Mais que ajudar outros companheiros de judô, Penalber revela que foram eles que o fizeram não desistir do esporte após a suspensão. “De cabeça quente, pensei em largar tudo, mas apareceram pessoas para me apoiar. Achei que iam virar a cara para mim, mas muita gente me deu força, pessoas que sabiam do meu potencial.”

Agora, depois de tanto tempo digerindo o que se passou, Victor não tem problema em assumir que a juventude pesou quando tudo aconteceu. “Precisava perder peso e usei algo que achei que era natural, não pensei nas consequências, não verifiquei nada, estava preocupado apenas em competir, em ajudar a seleção, que só tinha eu no peso. Não tinha experiência para pesar as coisas e acabei prejudicando muita gente.”

Em entrevista ao UOL Esporte, Victor Penalber falou sobre seu futuro e a expectativa para os próximos meses. Mesmo estando longe dos tatames há dois anos, ele ainda acredita que pode conseguir vaga na Olimpíada de Londres, em 2012.

UOL Esporte: Qual será sua primeira competição após o fim do gancho?
Victor Penalber: Vou seguir lutando na mesma categoria, mas ainda não sei qual será o primeiro torneio. Nesse final de ano fica complicado, pois só tem torneios caros, com viagens para lugares longes e estou sem patrocínio, mas quero voltar logo.

Mas você ainda pensa em ir a Londres?
Sei que para 2012 é meio complicado, mas é onde a minha cabeça está focada. Estou entrando tarde no processo, só que vou entrar com tudo e vou chegar bem em 2012.

Os Jogos de 2016, no Rio de Janeiro, não seriam um plano mais real?
Eu sempre procuro ter um objetivo em mente, algo claro, e minha cabeça ainda está completamente voltada para 2012. Rio-2016 é um sonho, um objetivo a mais para mim.

Você tinha uma forte técnica de catada de perna, que foi banida do judô. Como vai ficar para você agora?
Não sei ainda direito, mas já venho treinando com a nova regra e com atletas fortes do meu time, que estão conquistando medalhas. Tenho uma noção boa de como posso lutar, mas ainda não pus isso à prova. Só vou saber de verdade como vai ser quando voltar a competir.

Divulgação Judo Familia Fontes

Fonte: Uol Esporte

Comentários:

Postar um comentário

 
Melhor Site de Estudo Bíblico