A D São Caetano conquista o Tri Campeonato do Gran Prix Nacional de Judo

sábado, 23 de outubro de 2010.
23/10/2010

Não faltou emoção na final do Grand Prix Nacional de Judô no ginásio do Juventus/SP neste sábado (23/10). São Caetano Unip/SP venceu a Oi Sogipa/RS por 3 a 2 e conquistou o tricampeonato (2003-04-10) da mais importante competição interclubes do Brasil. A medalha de prata também foi a terceira dos gaúchos (2003-06-10). O bronze ficou com o Belo Dente Minas Tênis Clube/MG, que venceu o Barueri/SP por 3 a 2 em outro duelo eletrizante diante dos olhares atentos do técnico da seleção brasileira, Luiz Shinohara e do campeão olímpico Aurélio Miguel. O São Caetano igualou o Pinheiros (2005-06-08), também tricampeão. O Minas segue como único clube fora de São Paulo a ter vencido o Grand Prix (2009).

“O Azulão voltou!”, comemoraram, no pódio, os judocas e comissão técnica do time do ABC Paulista, que voltaram a vencer o Grand Prix depois de seis anos.

“Foi a vitória da união e da experiência. Temos uma equipe com média de idade acima de 30 anos e tivemos que nos superar para conter a juventude dos adversários. O judô brasileiro está de parabéns pelo trabalho e evolução que vem atravessando. A prova disso são os confrontos super equilibrados e pontos muito disputados”, comentou o vice-campeão olímpico Carlos Honorato, que abriu o placar para os paulistas ao vencer Walter Santos.

Depois da vitória de Honorato no pesado, Marcos Sabino e Adriano Araújo empataram no peso até 66kg. Leonardo Luz fez 2 a 0 ao passar por Moacir Mendes Jr. Mas os irmãos Luna, da Sogipa, empataram a série com vitória de Guilherme sobre Marco Antônio Inácio (81kg) e Rodrigo sobre Flávio Honorato (90kg). Com isso, os meio-leve tiveram que voltar ao tatame em golden score, onde Sabininho venceu por ippon.

“Todos os títulos têm um valor especial. Dedico este à minha esposa Aline, que está grávida de cinco meses”, disse Sabininho, que assim como Carlos e Flávio Honorato, e Marco Antônio Inácio, esteve em todos os três títulos do Azulão.

Rodrigo Luna, que deu à Sogipa a chance de ainda sonhar com o titulo empatando a série diante da animada e barulhenta torcida do São Caetano, viaja essa semana com a seleção brasileira para o Mundial por Equipes.

“Tivemos uma campanha muito boa e perdemos o titulo numa fatalidade, em pontos que achávamos que podíamos vencer”, lamentou Luna. “Vou para meu primeiro mundial pela seleção brasileira e estou muito feliz. Tenho feito um bom trabalho no clube e acreditava que poderia vir a ser chamado. Mas subi agora de peso e confesso que essa convocação me pegou de surpresa”, continuou o judoca, que substitui Tiago Camilo e Hugo Pessanha, lesionados.

Na disputa do terceiro lugar, outro confronto emocionante entre Belo Dente Minas Tênis Clube e Barueri, com os mineiros vencendo por 3 a 2 na decisão dos árbitros na última luta para conquistar a medalha de bronze da competição. O duelo começou com os paulistas levando a melhor (vitórias de Alex Pombo, 73kg, sobre Yuri Miranda, e Felipe Costa, 81kg, sobre Jack Jamil), mas o Minas reagiu empatando a série com Nacif Elias, 90kg (contra Marcus Agostinho) e o campeão mundial Luciano Correa no pesado (contra Luiz Carmo). Coube aos jovens Marcos Seixas (MTC) e Luiz Revite (GRB) a missão de decidir a série.

“O ponto forte da nossa equipe é a união. Meus companheiros me incentivaram o tempo todo e mostraram que eu poderia vencer”, disse Marcos Seixas, que integrou a seleção brasileira júnior em 2008 e 2009. “Conhecia o Revite bastante mas nunca tínhamos lutado. Fiquei feliz de ter levado a melhor hoje”, completou.

Na semifinal diante do São Caetano, o Minas Tênis Clube havia sido derrotado por 3 a 2 no golden score, algo que motivou a equipe para a disputa com o Barueri.

“Estávamos engasgados e não queríamos que a história se repetisse. Nossa estretégia foi forçar o Nacif e eu uma categoria acima e deu certo”, contou Luciano Correa. “O judô brasileiro mostrou que está em um ótimo momento, com grandes atletas. No peso pesado, temos quatro, cinco judocas fortes e contra o Luiz Carmo, que vem de medalha em Copa do Mundo, sabia que teria que movimentar bastante para compensar a diferença de peso”, completou Luciano, que pesou 105kg contra 142kg do adversário. Os mineiros subiram ao pódio com o quimono de Hugo Pessanha, atleta da equipe, recém operado no joelho e que estive em São Paulo para incentivar seus companheiros.

Convocado para defender a seleção brasileira no Campeonato Mundial por Equipes na Turquia nos dias 30 e 31 de outubro, Alex Pombo comentou o resultado do Barueri:

“Não conseguimos nosso objetivo, que era o pódio, mas ficar entre as quatro melhores equipes do Brasil mostra que o trabalho está sendo bem feito”, disse Alex Pombo. “O Grand Prix foi muito bom para manter ritmo de luta e a adrenalina alta para o Mundial”, acrescentou o meio-leve.

Campeões do Grand Prix Nacional Masculino:

2003 – São Caetano/SP

2004 – São Caetano/SP

2005 – Pinheiros/SP

2006 – Pinheiros/SP

2007 – não foi realizado

2008 – Pinheiros/SP

2009 – Minas Tênis Clube/MG

2010 – São Caetano/SP

SÃO CAETANO UNIP

Alexandre Dae Jin Lee - 66 kg

Marcos André C.Sabino - 66 kg

Leonardo Ferreira Luz - 73 kg

Marcus Vinicius da Silva Oliveira - 81 kg

Marco Antonio Inácio - 81 kg

Flavio Augusto Honorato - 90 kg

Juan Felippe Bittencourt - 90 kg

Rafael Augusto Buzacarini + 90 kg

Carlos Eduardo Honorato + 90 kg

Rogério Valeriano dos Santos + 90 kg

Técnico: Eduardo Bacellar / Auxiliar:

SOGIPA

Adriano Pereira de Araujo - 66 kg

Maximiliano Cassaroti - 66 kg

Felipe Amaro Braga - 73 kg

Moacir Mendes Júnior - 73 kg

Luis Henrique Amorim Carmo - 81 kg

Guilherme Maciel de Luna - 81 kg

Rodrigo Maciel de Luna - 90 kg

Daniel Guerra Bordignon - 90 kg

Renan Jesus Nunes +90 kg

Walter Costa dos Santos + 90 kg

Técnico: Antonio Carlos de Oliveira Pereira / Auxiliar: Wagner Zatcani

G. R. BARUERI

Felipe Eidji Kitadai - 66 kg

Luiz Ricardo de Oliveira Revite- 66 kg

Alex Wilian Pombo da Silva - 73 kg

Felipe Moraes da Costa - 81 kg

Emmanuel Lucenti - 81 kg

Marcus Fabio Agostinho - 90 kg

Kleber Tercero Soares + 90 Kg

Luis Eduardo Lopes do Carmo + 90 Kg

Evandro Lourival dos Santos + 90 Kg

Técnico: Luciano Matheus / Auxiliar: Emerson Franchini

BELODENTE/MINAS TENIS CLUBE

Daniel Santos de Moraes - 66 kg

Marcos Eduardo Leal Seixas - 66 kg

Yuri de Souza Miranda -73 Kg

Dennis Rodrigues Silva Barbosa -73 Kg

Nacif Sathler Elias Junior -81 Kg

Jack Jamil Daouly -81 Kg

Eduardo Bettoni da Silva - 90 kg

Arthur Abreu Lima - 90 kg

Luciano Ribeiro Corrêa +90 Kg

Gabriel Oliveira dos Santos +90 Kg

Técnico: Floriano Paulo de Almeida Neto / Auxiliar: Alexandre Tsuioshi Katsuragi

Divulgação Judo Familia Fontes

Fonte: CBJ

Comentários:

Postar um comentário

 
Melhor Site de Estudo Bíblico