Projeto garante judô para crianças carentes em S.P.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010.
Mogi das Cruzes - SP

Programa social de academia de Mogi das Cruzes pretende usar a modalidade como meio de transformação e prática de valores; iniciativa foi idealizada por Yokichi Kimura

Ação social: Yoshio Kimura vai coordenar projeto na academia Judô Clube de Mogi das Cruzes para o ensino da modalidade para crianças de 6 a 10 anos

O Judô Clube de Mogi das Cruzes vai iniciar, a partir do próximo dia 14, um projeto social denominado "Sensei Yokichi Kimura", voltado para meninos e meninas de 6 a 10 anos, com o objetivo de massificar a modalidade em todas as classes sociais. O projeto, que pretende dar continuidade ao trabalho do mestre Yokichi Kimura, falecido em março deste ano, será realizado nas terças e quintas-feiras.

Inicialmente, serão duas turmas com 50 alunos em cada, às 15h30 e 16h30. As aulas são gratuitas e a única exigência é que os alunos devem estar matriculados na rede de ensino municipal ou estadual.

O coordenador do projeto é Yoshio Kimura, neto do Mestre Yokichi, e seu intuito é trabalhar questões como o valor da cidadania e, principalmente, a disciplina, bem como difundir os ensinamentos do professor Kimura. "Sabemos que o judô pode mudar a vida das crianças, pois é um meio de educação e de disciplina, e abre muitas oportunidades para o futuro. Com este projeto queremos massificar ainda mais a modalidade", disse Kimura.
Segundo o coordenador, o projeto tem dois objetivos: o de alto rendimento e o social. "Claro que queremos formar atletas profissionais que representem o Brasil em Mundiais e Olimpíadas, mas o primeiro objetivo do projeto é formar o cidadão e melhorar o futuro das crianças", explicou.
É justamente por isso que, em um primeiro momento, será realizado com crianças de 6 a 10 anos, segundo explica Kimura. "Iremos trabalhar com essa faixa etária porque é a idade em que a criança aprende mais e está formando o seu caráter. Além disso é o período que se desenvolve a coordenação motora", afirmou.

Ele alerta que, caso o desempenho do aluno na escola for insatisfatório, com notas baixas, faltas acima do permitido ou problemas comportamentais, ele poderá perder sua vaga.

O projeto, que terá apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), é gratuito. O único gasto que os alunos terão é com o kimono (uniforme próprio para a prática do judô). "Quem tiver kimono usado pode doar ao Judô Clube pelo telefone 4727-2477 ou comparecer no local, na rua Benedito Milton de Souza Mendez, 51, Alto do Ipiranga", lembrou Kimura.

Yokichi Kimura
O mestre japonês Yokichi Kimura, 9º dan, foi o fundador do Judô Clube de Mogi das Cruzes, em 1972, além de ter sido um dos fundadores da Federação Paulista de Judô (FPJ). Falecido em março, ele era o graduado mais velho do Brasil.
Seu neto, Yoshio Kimura coordena todos os trabalhos no Judô Clube de Mogi e mantém os mandamentos deixados pelo seu avô, inclusive gravados na parede da academia.

Os três mandamentos do Judô Clube Mogi das Cruzes são: Saudação, ato de manter respeito com o cumprimento. Saber raciocinar em momentos difíceis e o uso eficaz do tempo, ou seja, não desperdiçá-lo.

Divulgação Judo Familia Fontes

Fonte: MogiNews

Comentários:

Postar um comentário

 
Melhor Site de Estudo Bíblico