O TUDO DENTRO DO NADA!

sábado, 22 de janeiro de 2011.
Por Nelson Morimoto

Temos acompanhado, nos últimos tempos, de forma gradativa a degeneração da juventude, pois se compararmos os jovens de 20 anos atrás com os da atualidade, veremos claramente uma apatia dominante nos olhares dos mesmos. Mas o que esta acontecendo?

Antes de tudo temos que definir o que realmente esta acontecendo com a realidade das pessoas. Então caímos na velha e batida questão: O que esta acontecendo?

Podemos notar que a juventude de hoje esta sem parâmetros, pois o máximo que eles conseguem objetivar é o presente, sem uma preocupação com o futuro, isto é claro, pelo angulo de visão de determinada classe social, pois temos hoje, aliás, sempre tivemos, uma classe social minoritária e dominante que vive em realidades totalmente diferentes da grande massa social que cada vez mais é mantido a margem da condição básica de sobrevivência.

Pois bem, definimos o que esta acontecendo. Uma minoria esta com muito e uma grande maioria esta com muito pouco. E qual a conseqüência disso tudo?

Bem com essa separação temos acompanhado algumas mudanças negativas, mas quem são os culpados de tudo isso? Na minha opinião começa pelos próprios pais, que por virem de uma geração de rebeldia, contra-disciplina e outros movimentos mais, acabaram deixando de ser referências aos seus filhos, que cresceram sem parâmetros definidos, às vezes podendo muito e às vezes sendo emocionalmente castrados, pois esses mesmos pais que quando eram jovens procuravam fazer de tudo para ir contra os princípios, descobriram que sem o mínimo de disciplina e organização a vida se deturpa, e é o que aconteceu, tiveram que correr atrás do tempo perdido e por muitas vezes contrariar aquilo que defendiam com tanto idealismo e determinação. E com essa pressão toda, esqueceram que tiveram filhos, achando que apenas comida e bens materiais são suficiente, ou seja, esqueceram que se não houver diretrizes os filhos vão dando cabeçadas para todos os lados. Como conseqüência formou-se uma geração de pessoas que não conseguem visualizar metas e objetivos, tendo o suficiente para hoje esta bom.

Mas de quem é a culpa afinal? Somente dos pais?

Claro que não, não podemos esquecer que por se tratar de um mundo extremamente competitivo, hoje a minoria dominante tem se empenhado na melhor estruturação para que tudo continue da mesma forma, ou seja, eles investem na formação dos seus filhos em escolas particulares, dando um embasamento muito forte para que eles possam freqüentar as melhores faculdades públicas do país, e assim tomam as vagas dos alunos que saem da rede pública de ensino com uma formação educacional mais fraca e, como conseqüência disso, ou essa classe pobre faz milagres e estudam em faculdades particulares ou de nível bem mais baixo ou simplesmente não estudam. Ao ponto que, os alunos mais ricos quando saem das faculdades de renome ainda vão estagiar e posteriormente trabalhar em grandes empresas ou no governo. E mais uma vez se completa o ciclo!

Abordamos o lado educacional apenas, mas e o resto? Quais os tipos de informações que a juventude tem?

Temos acompanhado nos meios de comunicação em geral à banalização da vida, nos jornais, programas de televisão, rádios o que realmente dá audiência é a violência, até mesmo nos filmes, que deveriam ser uma forma de entretenimento e diversão, se não tiver cenas de violência ou sexo, não é interessante. Temos visto a banalização generalizada da vida humana, através de programas que observar a vida dos outros é algo totalmente normal, onde se colocam seres humanos como se fossem verdadeiros animais de zoológicos para serem observados 24 horas por dia e isso tornou-se algo normal.E o que se passa dentro dos jovens?

O jovem de hoje, tem poucas referências, com a falta de tempo dos pais e a desestruturação social em que vivemos, eles acabam recorrendo a métodos de fuga como vícios, grupos ou gangues e até mesmo a inatividade, para que sejam reconhecidos.

É normal o jovem se agrupar e assim tentar impor junto à sociedade a sua presença, e ele o fará da forma que melhor lhe convier, pois o importante é demarcar o seu espaço. Hoje vemos grupos de jovens que cresceram sem parâmetro nenhum e sabem que suas vidas serão muito curtas por que se envolveram em crimes e contravenções, e esse mundo passou a ser a realidade deles, não se importam em ter que matar alguém ou até mesmo se tiver que morrer, já que o seu futuro não passará disso.

A busca por métodos de fuga é constante e infelizmente nem todo mundo consegue ver esse fato ou prefere não ver, com a falta de expectativa os jovens se envolvem em qualquer coisa, mesmo tendo a certeza de que isso não é bom...De certa forma o que ele busca é a autoflagelação e até mesmo a autodestruição, uma forma de chamar a atenção que podemos traduzir como um grito de desespero. E quem irá dar a mão?

Para a família, ela tem feito muito, pois acha que apenas dando o alimento, a vestimenta e algumas coisas mais esta tudo certo, esquecem de algo que considero importante, tempo, pois é...Quanto tempo os pais ficam com seus filhos, conversando, apenas dialogando, brincando, sorrindo? Ou mudando a pergunta quanto tempo esses pais "perdem" com seus filhos?

Outra coisa que é um sério agravante é o próprio poder público, como o nome mesmo diz é um órgão público, portanto deveria ser para a população, mas infelizmente no nosso país criou-se uma cultura de que o serviço publica é apenas um favor para o povo, e com isso as pessoas não cobram as devidas obrigações dos governantes.

O governo monta de tempos em tempos, programas e projetos que nunca tem continuidade, pois tem como único objetivo, fins eleitoreiros, pouco se importando com a criança ou jovem que ingressaram nesses programas ou projetos. Na pior das hipóteses, esses jovens estavam em suas casas levando suas vidas medíocres, mas era a vida que tinham, daí vem o governo ou alguma entidade e oferece a eles oportunidades de estudarem, praticarem esporte, "serem alguém na vida", e criam dentro deles sonhos e desejos, pois ninguém esta neste tipo de vida por vontade própria. É mais uma forma de manipulação em massa. E é ai que entra a grande parcela de culpa do governo, pois assim que conseguem seus intentos eleitoreiros, esses programas e projetos simplesmente são abandonados com as alegações de falta de recursos ou outros motivos, mas se não existe uma equipe de organização capaz de prever tudo isso, então para que iniciar? E quando esses jovens simplesmente são jogados de volta as suas vidas, destituídos dos seus sonhos, a revolta é muito maior, ou seja, ele volta para a sua vida medíocre com uma carga de raiva do mundo muito mais intenso que antes.

Hoje se gasta fortunas com proteção e segurança, será que ainda não apareceu
ninguém capaz de entender que os recursos que são investidos nesses aspectos dariam e ainda sobraria muito para ser utilizados na formação e educação da população?

Não sou a favor do "assistencialismo", onde tudo é muito fácil e dado, mas nada é cobrado, não é dessa forma que se faz uma boa educação, mas acho que temos que criar mecanismos para que o jovem tenha ambições e objetivos de desenvolver, fazer com que ele se sinta um agente ativo dentro do convívio social, e que sua parcela de contribuição é essencial para o bom andamento da máquina que denominamos de mundo.

Ainda vejo no esporte um dos mais poderosos agentes para o fortalecimento interior dos jovens, onde se pode trabalhar todos os aspectos necessários para a formação integral do ser humano, seja transmitindo o espírito de colaboração em grupo, a responsabilidade individual de cada um dentro deste grupo, a necessidade de um aprimoramento individual e coletivo para o melhor desempenho geral, etc. Ora, será então, que não é dessa forma que funciona uma sociedade? Seja ela familiar, empresarial, educacional ou pública?

Outro aspecto importante é que a juventude atual não consegue estreitar vínculos afetivos e emocionais, pois como a falta de objetivos não há necessidade de aprimorar esses relacionamentos, já que será algo passageiro, então não tem o motivo para se dedicar a tal coisa.

Enfim temos que falar do amor, o que é o amor para o jovem, e porque também não dizer para muitos adultos?

Talvez o amor esteja vinculado apenas a algo concreto e material, um sentimento de posse, onde o outro é apenas um bem e nada mais que isso, a troca de parceiros é cada vez mais freqüente sem saber ao certo qual é a pessoa ideal, apenas se esquecem que a pessoa ideal somos nós que fazemos, ela é aquilo que nós damos, o amor incondicional, o fato de amar sem esperar nada em troca, pois se assim o fizer, deixa de ser amor e passa a ser comércio, e o amor não é para ser vendido, é um sentimento, e como tal precisa ser cultivado e alimentado constantemente e não apenas plantado e só.

A falta de religiosidade (entenda-se aqui como crença, acreditar em algo supremo), tem levado a insensibilidade do ser humano, não acredito na religião como forma de salvação, mas sim como um ótimo meio de fazer as pessoas se reunirem e refletirem sobre as coisas que acontecem com ela mesma e com os outros.

Finalizando, não sou o dono da verdade, mas venho observando o comportamento humano e tenho notado a falta de diretriz da vida atual, onde tudo se converge à aquisição de algo e ao benefício próprio. Será esse o tipo de vida que estamos preparando aos nossos filhos?

Esse texto é apenas uma reflexão, talvez para muitos sirva como uma mensagem, para outros é apenas mais um monte de letras agrupadas, entendam como seus corações o sentirem.

A escolha do título não é por acaso, é a síntese do que vejo, o TUDO (o jovem), perdido dentro do NADA (a sua vida).

Obrigado às pessoas que ler, e ficaria muito grato em receber comentários, críticas e elogios se assim acharem correto.

Nelson Morimoto
Presidente Prudente - 22/01/2003

Divulgação Judo Familia Fontes

Comentários:

Postar um comentário

 
Melhor Site de Estudo Bíblico