Judoca Luciano Corrêa, presidente do ‘Esportes sem fronteiras’ inaugura segundo núcleo, em Piranhas (AL).

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013.
O projeto ‘Esportes sem fronteiras’ confirma seu crescimento no Brasil e já anuncia a inauguração do segundo núcleo, na cidade de Piranhas, que fica a 300 km de Maceió, em Alagoas, e que conta com uma população de 23 mil habitantes. A festa de lançamento de mais uma ‘praça de esportes’ do Esportes sem fronteiras será no sábado, dia 23/2, a partir das 19h, no Ginásio Municipal de Piranhas, onde funcionará o projeto, com suas aulas/treinos de judô. 

O evento em Alagoas contará com a presença do judoca Luciano Corrêa, atleta da Belo Dente/Minas e da Seleção Brasileira de Judô, campeão mundial de judô em 2007 e que já participou dos Jogos Olímpicos de Athenas, Pequim e de Londres. Luciano Corrêa é presidente do ‘Esporte sem fronteiras do Brasil’ e o projeto tem a coordenação do professor André Fernandes Chaves Filho, responsável pela execução do projeto. Graduado em Educação Física pelo UNIBH, ele tem experiência com o ensino de judô há mais de quinze anos. André Fernandes tem oportunizado a inclusão de crianças carentes na modalidade. Hoje trabalha como coordenador de formação esportiva no Minas Tênis Clube e ocupa essa função há dez anos. 

Vale destacar que o ‘Esportes sem fronteiras’ começou no Brasil na Escola Municipal Professora Eleonora Pieruccetti, no Bairro Cachoeirinha, em Belo Horizonte, onde a sala de judô da escola conta com 150 m de tatame, lembrando que as atividades começaram com tatame de 30 m. O projeto mineiro é totalmente social, funciona dentro do Projeto Escola Integrada da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, ajudando a tirar as crianças carentes das ruas. André Fernandes informa que na Escola Municipal Professora Eleonora Pieruccetti ele conta com cerca de 60 crianças, entre meninos e meninas, na faixa etária de 6 a 13 anos. 

Parceria – Na cidade alagoana de Piranhas, o ‘Esporte sem fronteiras’ contará com a parceria da Prefeitura Municipal de Piranhas, através da Secretaria de Esportes daquela cidade, pasta que está sob-responsabilidade de Flávio Loureiro. A cidade tem 23 mil habitantes e a expectativa é de começar um atendimento direto a cerca de 300 crianças, de 6 a 12 anos. O prefeito Dante Alighieri e seu vice Manoel Brasiliano estão otimistas com o projeto e dando total apoio ao seu presidente, Luciano Corrêa. Em campo, o projeto em Piranhas contará com apoio e participação do judoca Weydner Wellisson da Silva, faixa preta/3º Dan. 

Mais sobre Luciano Corrêa, presidente do ‘Esporte sem fronteiras do Brasil’: Graduado em Administração, campeão dos Jogos Pan Americanos, Luciano Corrêa, que já representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Athenas, Pequim e Londres, acredita na força do esporte como ação social e quer ser o exemplo das crianças, além de ajudá-las criando oportunidades a todas elas. “Nosso objetivo é ajudar as crianças carentes. O projeto é totalmente gratuito. Em princípio, pensávamos em fortalecer ainda mais o projeto em BH, mas ai surgiu uma boa oportunidade de ampliação já, em Piranhas, onde temos um grande desafio pela frente. Nosso grande objetivo agora é difundir amplamente o projeto”, concluiu o judoca. Já o coordenador e também judoca André Fernandes destaca que o objetivo principal do projeto “é a melhora do desempenho escolar das crianças participantes, visto que, os mesmo não veem a educação formal como possibilidade da melhora do seu “status quo”“. A forma de alcançá-lo é despertando o interesse das crianças pelo esporte e vinculando a participação nas atividades à melhora do desempenho dos mesmos. ‘“Em Piranhas, vamos trabalhar com alguns temas, como, por exemplo, a violência sexual, o combate às drogas e a conscientização social, sempre tentando formar cidadãos”, comentou Fernandes. 

Lançamento – A festa de lançamento deste segundo polo do ‘Esportes sem fronteiras’, marcada para o dia 23/2 (sábado), a partir das 19h, no Ginásio Municipal de Piranhas, contará também com as seguintes personalidades locais: o vice-prefeito Manoel Brasiliano, que representará o prefeito Dante Alighieri, que neste dia estará despachando em Brasília, mais o secretário de Esportes, Flávio Loureiro, além de Gilmar Camerino, representante da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), o presidente da Federação Alagoana de Judô, Nilson Gama, o diretor técnico da Federação Alagoana, Julio Edgard.

Comentários:

Postar um comentário

 
Melhor Site de Estudo Bíblico