Aikido que arte marcial é essa?

segunda-feira, 20 de setembro de 2010.
Sobre o Aikido

A arte foi criada pelo mestre Morihei Ueshiba. Praticamente passou a ser conhecida com esse nome em 1942. Anteriormente denominava-se "aikibudo". Sob o aspecto técnico tem suas raízes no aiki-jiujutsu e nas artes de lutas com espada e uma espécie de lança.

ai = amor universal, unidade
ki = energias primordiais/ki é o movimento da vida é a harmonia
do = a via ,o caminho

Do ponto de vista da interpretação filosófica o aikido possue duas correntes fundamentais:
1-o compromisso de resolver conflitos pacificamente, sempre que possível;
2-o compromisso da auto-melhoria através do treino e do polimento dentro do dojo.

Dojo: local da pratica efetiva do aikido, é o local onde os praticantes podem descobrir a sua verdadeira natureza.

O professor / Sensei continua a ser um aluno em busca do aprimoramento do espirito e da técnica. A experiência que ele vivência lhe permite realizar a transmissão do ensino que ele próprio viveu.

Temática das aulas são desenvolvidas através de movimentos circulares e harmoniosos. Em função dessas formas o aikido pode ser praticado por jovens/adultos/homens/mulheres e crianças. As aulas de aikido incorporam a utilização do bastão(jo), o boken(espada de madeira) e as técnicas de defesa com as mãos limpas, que somados resultarão num eficiente conhecimento de defesa pessoal.

A evolução do atleta na arte se fará mediante o tempo de treinamento; tempo de permanência no grau(faixa) e do conhecimento técnico desenvolvido ao longo desse treinamento. As graduações de faixas seguem a seguinte ordem: branca/amarela/roxa/verde/azul/marrom e preta. Após a faixa preta o atleta continuará evoluindo obtendo níveis que são chamados de dans.

O aikido como qualquer atividade de arte requer treinamento sendo este o único caminho de experimenta-lo concretamente. Apenas ler sobre aikido sem experimenta-lo seria a mesma coisa que ler um livro de culinária sem cozinhar: não vai tirar a fome.

O aikido atualmente vem se desenvolvendo muito por trazer inúmeros benefícios oriundos da filosofia da arte que busca a harmonia, o desenvolvimento do "ki" a energia vital, pela diminuição do estresse, pelo conhecimento de defesa pessoal, e especialmente por tudo aquilo que o conhecimento da arte consegue levar pro dia a dia do praticante seja no trabalho, ou no trato das dificuldades que convivemos em nosso dia a dia.

Encontramos praticamente alunos de todas as idades e alguns até com limites físicos decorrentes de nascimentos e acidentes.

Aikido é a arte da paz!

Fonte: Akido - Sensei Jakson Costa

Comentários:

Postar um comentário

 
Melhor Site de Estudo Bíblico