A HISTÓRIA DO AIKIJUTSU (PARTE UM)

segunda-feira, 20 de setembro de 2010.
O Aikijujutsu é uma das mais antigas e refinadas artes de combate. Praticada antigamente pelos nobres japoneses, por sua riqueza de conhecimento e dificuldade, crê-se ter sido uma das primeiras formas de defesa pessoal do Japão feudal.
A complexidade de seus sistemas a consagrou como uma arte de elite militar. Sua dificuldade se encontra exatamente na harmonia interior do praticante, não se deixando levar por qualquer emoção que afetasse a sua técnica.
Perde-se na história a época ou período do surgimento da arte, já que muitas são as supostas origens da arte. No entanto, supõe-se que a arte tenha origens no neto mais jovem do Imperador Seiwa, Shinra Saburo Yoshimitsu, quando este foi para Oshu, no nordeste do Japão, estudar anatomia humana através de dissecação. Ao menos, esta é a história oficial.
Porém, inegavelmente, suas raízes são oriundas da arte da espada, o Kenjutsu.
Mas é interessante salientar que samurais eram obrigados a portar espadas e deviam, obrigatoriamente, usá-las para defender sua honra. Logo, um samurai que lutasse sem ela corria o risco de ser ordenado a cometer seppuku (auto-evisceramento) ou poderia mesmo ser condenada a crucificação (tido como humilhante), como cita o Hagakure (livro do século XIIV).
Entretanto, com a proibição do porte das mesmas nos castelos e casas de nobres, a arte começava a surgir. Baseando-se em estudos de anatomia humana, conhecimento e controle da energia ki e técnicas de espada, teríamos uma receita inicial para a criação do Aikijujutsu.
O Sukima (vazio) representa um fundamento básico do Aikijujutsu, e simboliza fazer com que um adversário, inicialmente portando a espada Katana, não consiga atingir seu objetivo. A partir deste princípio surgiu o primeiro movimento que hoje constituí o Aikijujutsu.
Dentre todas as artes que englobem o estudo e focalização do Ki, a energia interior, é no Aikijujutsu que se poder perceber na prática sua condução e desenvolvimento, através do controle da respiração, utilização de chaves, torções e imobilizações, de modo a invalidar o inimigo buscando a harmonia do corpo.
O nome da arte pode ser traduzido para o português da seguinte forma:
Ai: Harmonia, União.
Ki: Energia.
Ju: Flexibilidade.
Jutsu: Arte.
O Daito Ryu Aiki JuJutsu, mais conhecido estilo da arte, fundado por Sokaku Takeda, veio da linhagem dos Minamoto, que organizaram as técnicas Aiki e o fundaram, aproximadamente no séc.XV.

TEXTO GENTILMENTE CEDIDO PELO GRANDE AMIGO E COLABORADOR NO ESTUDO DO BUDÔ, DOUGLAS RONIN RIOS.
e-mail ronindoug@pop.com.br

Fonte: Por Elton Silva

Comentários:

Postar um comentário

 
Melhor Site de Estudo Bíblico