JUDÔ NO KATA (PARTE DOIS)

segunda-feira, 20 de setembro de 2010.
DISTÂNCIA EM COMBATE

Os kata contêm em si elevados ensinamentos. Ensinam, para além das técnicas que em cada um deles estão contidas de modo exemplar, heiho (estratégia), maai (distância de combate), hyoshi (ritmo).

Maai é um conceito profundo. É certo que significa distância. É certo que é o estudo da distância em combate. Porém, ma significa o espaço-tempo que separa dois lutadores. Ai é a procura de união. Ora aproximamo-nos de um significado em que maai, mais do que o estudo da distância é o estudo de como encurtá-la; é o estudo de como eliminá-la, para finalmente se conseguir a união com o uke . Visto de outra maneira “maai est l’espace harmonieux existant entre les formes”. Maai implica o estudo do espaço, da distância, do ritmo e a oportunidade.
1-To ma - grande distância. Em Judo poderá dizer-se que é a distância onde se utilizam as técnicas de golpear os pontos vitais - atemi waza, principalmente golpe de pernas.

2- Ma - é o intervalo intermédio que requer que o tori dê apenas um passo para concretizar uma acção de ataque ou de defesa. Em Judo poderá dizer-se que é a distância onde se utilizam as técnicas de projecção - nage waza.

3- Chika ma - intervalo muito curto, que permite tocar o adversário sem mudar de posição. Em Judo poderá dizer-se que é a distância de contacto, onde se utilizam as técnicas de controlo - katame waza.

A prática de kata, tanto quanto o randori, também procura desenvolver os vários níveis de percepção em combate:


MAAI ("distância atingida")

GO NO SEN ("depois da iniciativa" ou "contra-ataque") - Depois que o UKE inicia o seu ataque, TORI defende e contra-ataca

TAI NO SEN ("esperar iniciativa" ou "ataque simultâneo") - Ao mesmo tempo que UKE ataca, TORI ataca em simultâneo

SEN NO SEN ("antes da iniciativa" ou "tomar a iniciativa") - TORI "pressente" que UKE irá iniciar o ataque e ataca antes

Sen no sen - Também ato no sen ou sen sen no sen, consiste precisamente em sentir a vontade de ataque do adversário e antecipar-se, atacando antes que este concretize a sua intenção. Observado do exterior parecerá que este tomou a iniciativa do ataque. A este nível há que distinguir três fases na percepção:

1- Sakki - a capacidade de sentir a onda de ataque no instante em que ela se forma;2- Sen no sen, é a decisão de antecipação;3-Senken - inicio da execução da decisão de antecipação.
Estas três fases decorrem em menos de um segundo. A chave neste nível de percepção é Sakki.
Os kata contêm em si elevados ensinamentos. Ensinam, para além das técnicas que em cada um deles estão contidas de modo exemplar, heiho (estratégia), maai (distância de combate), hyoshi (ritmo).

fonte da pesquisa, http://www.cao.pt/

Postado por Elton Silva no judotradicional

Comentários:

Postar um comentário

 
Melhor Site de Estudo Bíblico