Sarah Menezes leva bronze e confirma melhor Mundial do judô feminino do Brasil

domingo, 12 de setembro de 2010.
Brasileira Sarah Menezes (de branco) conquistou medalha de bronze no Mundial

Não foi dessa vez que o Brasil conquistou sua primeira medalha de ouro, mas Sarah Menezes confirmou para o país a melhor participação das mulheres em um Mundial de judô. No torneio que está sendo disputado no Japão, a brasileira ficou com a medalha de bronze na categoria até 48kg no quarto dia de competição.

Com essa terceira colocação, o judô feminino do Brasil fecha sua participação no torneio por peso – pois ainda há a disputa no absoluto – com uma prata (com Mayra Aguiar), um bronze (de Sarah) e um quinto lugar, de Érika Miranda, também neste quarto dia, no peso até 52kg.

Até então, o país havia conquistado apenas três bronzes no feminino em três Mundiais diferentes: Danielle Zangrando, também em Tóquio, em 1995, e depois Edinanci Silva, em Paris, em 1997, e em Osaka, no Japão, em 2003.
Caminho de Sarah Menezes

Depois de começar sua participação com vitória sobre a indiana Khumujam Tombi Devi, Sarah Menezes foi às oitavas de final depois de passar fácil pela mexicana Edna Carrillo. Com apenas um yoko veio a vitória sobre a russa Liudmila Bogdanova. A vaga na semifinal aconteceu com ippon sobre a chinesa Jung-Yeon Chung.

Na disputa por um lugar na decisão da categoria, a brasileira fez uma luta parelha, decidida apenas na bandeirinha dos juízes de cadeira e acabou perdendo por 3 a 0 para a japonesa Tomoko Fumuki, campeã mundial em 2009.

A disputa pelo bronze foi em um duelo de gerações do judô feminino. Com 20 anos, Sarah derrotou a vice-campeã olímpica e medalhista mundial Frederique Jossinet, da França, que tem 35 anos.
Ficou no quase

Érika Miranda já começou com um ippon sobre Si Man Um, da Macedônia. A vitória nas oitavas de final veio sobre Malindja Kelmendi, do Kosovo, com um wazari. Mas a primeira derrota aconteceu na rodada seguinte, quando ela perdeu para a mongol Bundmaa Mundkbaatar com uma imobilização.

Na primeira luta da repescagem, a brasileira venceu a chinesa Lichuan Zhang com um estrangulamento, classificando-se para a disputa do bronze. Mas na luta final, perdeu por um wazari para a russa Natalia Kuzyutina e acabou o torneio sem medalha.

Fonte: Do Uol Esporte
          Em São Paulo

Comentários:

Postar um comentário

 
Melhor Site de Estudo Bíblico