Regras de Judô - Equipamentos

sábado, 16 de outubro de 2010.
a) Cadeiras e Bandeiras (Juízes)

Duas cadeiras leves devem ser colocadas na área de segurança em cantos diagonalmente opostos da área de competição e numa posição que não obstrua a visão dos juizes, membros da comissão e dos marcadores. Uma bandeira azul e uma bandeira branca deverão ser colocadas num suporte afixado em cada cadeira.

b) Marcadores

Para cada área de competição haverá 2 marcadores que indicam os resultados horizontalmente, não excedendo os 90cm de altura e os 2m de comprimento, colocados fora da área de competição de onde possam ser facilmente vistos pelos árbitros, membros da comissão, oficiais e espectadores.

As penalizações devem ser imediatamente convertidas em vantagens e registrados nos quadros. Contudo os quadros devem estar apetrechados com um mecanismo que vá registrando as penalizações recebidas pelos competidores (ver exemplo no apêndice).

Haverá duas cruzes em azul e branco, respectivamente, no topo do marcador para indicar o 1º e 2º exames efetuados pelos médicos (ver artigos 8º e 29º - apêndice)

Sempre que sejam usados marcadores eletrônicos devem estar sempre disponíveis marcadores manuais para apoio. (ver apêndice)

c) Cronômetros

Deverão haver os seguintes cronômetros:

*Tempo Geral – um
*Osaekomi – dois
*De reserva – um

Sempre que forem usados cronômetros eletrônicos, também deverão ser utilizados cronômetros manuais para controle. (ver apêndice)

d) Bandeiras (Cronometristas)

Os cronometristas utilizarão as seguintes bandeiras:

*Amarela – tempo geral
*Verde – duração do osaekomi

Não será necessário usar as bandeiras amarela e verde quando estiver sendo utilizado um relógio eletrônico que mostre a duração do combate e do osaekomi. Contudo, estas deverão existir sempre de reserva.

e) Sinal de Tempo

Deverá haver uma campainha, ou sinal sonoro similar, que indique ao árbitro o fim do tempo estabelecido para cada combate.

f) Judôgi Azul e Branco

Os competidores deverão usar um judôgi azul ou branco. (o 1º competidor a ser chamado usará o judôgi azul, o 2º usará o branco)

g) Posição dos marcadores/membros da mesa de prova/cronometristas

Os marcadores e os cronometristas devem ficar de frente para o árbitro e à vista da mesa de provas

h) Distância dos espectadores

Como norma geral, não deverão ser permitidos espectadores a menos de 3 metros da superfície da área de competição (ou plataforma).

i) Cronômetros e marcadores

Os cronômetros devem ser acessíveis às pessoas responsáveis pela sua precisão e o seu funcionamento deve ser verificado regularmente antes e durante a competição.

Os marcadores devem corresponder às exigências da FIJ e estar à disposição dos árbitros em caso de necessidade.

Cronômetros e marcadores manuais devem ser usados simultaneamente com o equipamento eletrônico em caso de falha do mesmo.

Marcador Manual

BRANCO

AZUL

0

0

0

0

0

0

IPPON

WAZA-ARI

YUKO

IPPON

WAZA-ARI

YUKO













j) Cruzes Azuis e Brancas

O fundo dos visores deve ser verde e as cruzes azuis e brancas deverão corresponder às cores dos judôgis dos competidores.

Divulgação Judo Familia Fontes

Fonte: AD São Caetano

Comentários:

Postar um comentário

 
Melhor Site de Estudo Bíblico