O Judô e o despertar – por Valéria Rocchetti

terça-feira, 12 de outubro de 2010.
Não sei o quanto seria interessante falar de mim, mas acho que clarearia as mentes mais abertas para o que quero propor aqui.

O judô vem sendo meu companheiro e complemento de vida a mais de cinco anos, e toda essa bagagem que trago só está comigo até hoje por conta da minha da minha força de vontade e amor.

A primeira dificuldade que me apareceu nesse caminho, foi o tempo. Ele é muito curto quando temos muitas obrigações, e isso me trouxe uma grande decepção para comigo, por não conseguir estender o meu tempo para poder vir aqui. Ai entra a minha pessoa sendo perseverante o bastante para arranjar tempo e forças para um treino, muitas vezes puxado.

Bom, ninguém disse que iria ser fácil. E sinto que acima de tudo o meu amor me trouxe aqui, agora e de novo.

O judô começou em mim, digo em mim porque as mudanças que ele me trouxe foram mais internas do que externas, como um trabalho árduo, físico e mental que me deixava exaurida, mas ao mesmo tempo com um sentimento muito forte de bem estar comigo mesma.

Isso tudo, toda essa complexidade atrás dos treinos e da própria filosofia do Judô veio chamando minha atenção a um bom tempo, e é isso que na verdade quero compartilhar.

Vim a um tempo no Judô usando-o como uma fuga para todos os sentimentos ruins que vinha acumulando conforme os meus dias, e quis começar isso aperfeiçoando minha técnica e a técnica dos meus companheiros. Isso se deu com vontade de aprender e um esforço além do que havia planejado.

Passei por diversas fases com esse “meu amigo Judô“.

A fase de ter muita dificuldade de vir aos treinos por problemas pessoais, outras de conseguir vir apenas aos treinos, outras de treinar para competições, outras vezes para ganhar condicionamento físico, e outras vezes também, para ver as pessoas… E hoje sinto que estou acima de tudo isso (não digo na forma de estar acima de alguém, mas de ver com um olhar maior e mais profundo…).

Vi e vivi as faces do Judô como um todo. Com outras pessoas e outros olhares, como quem estava de corpo e alma, às vezes só de alma e só de corpo.

Hoje vejo o Judô como uma vida minha que só vai continuar intensa e profunda se eu continuar viva nela e me preocupando com ela. E é o que faço aqui agora.

Então queria que vocês sentissem o quanto isso é importante pra mim, e o quanto isso é importante pra vocês, cada um na sua individualidade.

Queria que vocês entendessem os reais motivos que existem por trás das palavras do Sensei e de cada ato dele…

Queria que vocês sentissem como em cada golpe, existe uma resistencia interna que não nos faz capazes de cair em um treino, em uma luta…

Queria que vocês pensassem no real motivo de quererem estar aqui agora. O que os trouxe aqui?

Peço isso porque me sinto muito triste quando vejo a falta de atenção, a falta de vontade e de força para com tudo o que nos envolve aqui. É como se inconscientemente menosprezassem toda a coisa que existe por trás dos atos aqui, das lições e do aprendizado. (Muito rico por sinal). É como se não sentissem até onde podem chegar, e acreditem, é muito mais longe do que imaginam…

Me sinto bem triste mesmo, ao ver o quanto cada um desperdiça um pouco de si mesmo, achando que não é capaz de se vencer e de ir vencendo as dificuldades que vem aparecendo a cada um…

Vejo cada um aqui com uma potencialidade muito grande, com técnica, firmeza mas uma vontade ainda muito pequena. Falta vontade de estar aqui e de dar o seu melhor.

Sei que cada um vive um momento de vida diferente, e que cada um faz o que pode. Mas será que está fazendo mesmo o que pode? Ou ainda pode mais um pouco?

Confiem na vida, e confiem em si mesmos, em tudo o que fazem e aprenderem.

Tem uma boa intenção envolvida aqui e em tudo o que digo, e principalmente no que o Sensei diz. Vocês podem ver com os nossos olhos se quiserem…

Acredito muito em cada um aqui, e os amo com todo o meu coração… Sinto que vocês podem mais se quiserem de verdade mais.

Espero de coração que essas palavras ressoem dentro de vocês, e que podemos assim, continuar nossos caminhos atuando cada vez melhor…

Espero que possamos ser mais amigos e confidentes…

Espero que confiem nos próprios passos e nas suas capacidades.

O Judô é muito vasto para quem quiser ver e sentir, mas para isso precisamos dar o primeiro passo!

Espero ver vocês crescerem muito ainda, aqui dentro e lá fora!

Bom caminho, boa sorte!

Com amor, Valéria.

Valéria Alhambra Rocchetti é atualmente faixa verde de Judô e escreve o blog www.lugardossonhosmeus.blogspot.com

Divulgação Judo Familia Fontes

Fonte: Jita Kyoei

Comentários:

Postar um comentário

 
Melhor Site de Estudo Bíblico