Regras de Judô - Saudação

quarta-feira, 13 de outubro de 2010.
GUIÃO DA SAUDAÇÃO

Este guião de saudação é adaptado do guião da saudação da FIJ.

Uma parte da etiqueta do judô, o Rei, é uma tradição que reflete o respeito e disciplina, que permite que tornem únicas as atividades do nosso desporto. O guião da saudação, deverá como tal ser seguido de uma forma respeitosa.

Todos os rei na posição de pé devem ter um ângulo de 30º relativamente à cintura.

1. Rei Inicial – Cerimônias de Abertura

1. Enquanto os competidores estão alinhados na área de competição, como última atividade de cerimônia de abertura, todos os árbitros devem estar alinhados, lado a lado, à frente dos competidores e oficiais de frente para o Joseki.
2. Após a ordem de Kiotsuke, rei, oficiais, competidores e árbitros saúdam o Joseki.
3. De imediato, os árbitros dão meia volta no sentido dos ponteiros do relógio ficando de frente para os competidores e após a voz de rei, todos se saúdam mutuamente.
4. Então, por ordem e de acordo com os eventos programados, os árbitros, oficiais e competidores abandonam a área de competição para que o torneio comece.

1. Rei Final – Cerimônia de Encerramento

1. Enquanto os competidores estão alinhados na área de competição, como última atividade da cerimônia de encerramento, os árbitros devem estar alinhados, lado a lado, à frente dos competidores, de frente para o Joseki.
2. Após a ordem de Kiotsuke, os árbitros dão meia volta no sentido dos ponteiros do relógio, ficando de frente para os competidores e, com a ordem de rei, todos se saúdam.
3. Então os árbitros dão meia volta no sentido dos ponteiros do relógio, de frente para o Joseki e após a ordem de rei saúdam em direção do Joseki.
4. Depois disso, por ordem e de acordo com os eventos programados, os árbitros e competidores deixam a área de competição, terminando o evento.

ÁRBITRO E JUIZES

1. No início da competição individual

1. Antes do primeiro combate de cada sessão de shiai, a primeira equipa de árbitros designados percorre ao longo do limite exterior da área de competição numa única fila (juiz, árbitro, juiz)em direção a uma posição central, antes da área de combate e de frente para o Joseki, depois sobem para a área de competição.
2. Uma vez numa posição central na área de competição, lado a lado, o árbitro e os juizes saúdam o Joseki.
3. Daí o árbitro e os juizes caminham para a zona perigosa, agora na área de combate, onde pela segunda vez saúdam o Joseki.
4. Enquanto permanecem na zona perigosa, árbitro e juizes saúdam-se mutuamente. O árbitro dá um passo atrás, enquanto os juizes se voltam um para o outro, para a saudação.
5. De imediato, o árbitro e os juizes tomam os seus lugares. O juiz que alcançar em primeiro lugar a cadeira, permanecerá em frente da mesma esperando pelo outro juiz, e juntos sentar-se-ão simultaneamente. Este mesmo procedimento para se sentarem, deve ser seguido após cada conferência.
6. Para o primeiro combate de cada sessão de shiai, o árbitro deve assegurar-se que os primeiros dois competidores cumprem o previsto na subsecção 9.2.
7. A primeira equipa de árbitros deve abandonar a área de competição seguindo o procedimento de saudação previsto na seção 6.
8. O juiz com a distância mais curta deve caminhar lentamente e o outro juiz deve caminhar mais rapidamente, de forma a que ambos se encontrem junto do árbitro par efetuarem a saudação, ao mesmo tempo.

1. Árbitro e Juizes seguintes

1. Depois da primeira equipa de oficiais designados para o primeiro combate, todos os grupos subsequentes de árbitros e juizes, antes de tomarem as suas posições, devem seguir o procedimento de saudação tal como está estabelecido em 3.1, 3.2 e 3.5.
2. Cada equipa subsequente de árbitros, à excepção da última equipa de cada sessão, devem deixar a área de competição seguindo a cerimônia designada na seção 6.

1. Mudança de funções entre árbitro e juiz

1. A seguir a um combate, uma vez que o resultado tenha sido anunciado e os competidores tenham deixado a área de combate, se o árbitro é chamado a mudar de posição com um juiz, ambos os árbitros devem aproximar-se dentro da zona perigosa. Uma vez frente a frente devem saudar-se antes de tomarem as novas posições. Passando um pelo outro, o novo árbitro dirige-se para dentro, tomando o caminho mais curto, para a posição de Hajime.

1. Equipa de arbitragem abandonando a área de competição

1. A seguir a um combate, uma vez que o resultado tenha sido anunciado e os competidores tenham deixado a área de combate, se o árbitro e juizes deixarem a área de combate, devem caminhar em direção ao limite exterior da área de competição. De frente para o Joseki numa posição central, com o árbitro ao meio, em simultâneo devem saudar o Joseki e depois abandonar a área de competição.

1. Equipa de arbitragem no fim do shiai

1. A seguir ao último combate de cada sessão e depois do resultado ter sido anunciado, para além do explicitado no sub-artigo 9.6, o árbitro e os juizes devem caminhar em direção à zona perigosa e uma vez lá dentro, de frente para o Joseki, lado a lado com o árbitro no centro, devem saudar o Joseki.
2. Enquanto na zona perigosa, o árbitro dá um passo atrás e os juizes voltam-se um para o outro para se saudarem e finalmente os três saúdam-se entre si.
3. Árbitro e juizes caminham então em direção ao limite da área de competição para uma posição central, de frente para o Joseki, com o árbitro no meio, saúdam em direção ao Joseki e depois abandonam a área de competição.

COMPETIDORES

1. Competidores entrando e abandonando a área de competição

1. Após a entrada e saída da área de competição os competidores devem saudar o Joseki.

1. Ritsu Rei entre os competidores

Aos competidores requer-se adesão aos princípios gerais do guião da saudação e às regras de arbitragem da FIJ. Aos competidores que não saúdem de acordo com o disposto nestas diretrizes, ser-lhes-á pedido que o façam. Aqueles que recusem será comunicado ao Diretor Desportivo da FIJ ou ao Diretor do Torneio. Sob a autoridade dos diretores do evento, o competidor será desclassificado da competição e em caso de medalha, esta ser-lhe-á retirada e/ou a classificação obtida.

1. Os competidores devem avançar para a posição central no limite da área de combate e saudar, depois os competidores avançam para dentro da área de combate para as respectivas marcas e saúdam.
2. Os dois primeiros competidores de cada dia de um torneio, antes do seu combate, devem cumprir o seguinte:

1. Ficar frente a frente atrás das marcas correspondentes, e sob a indicação do árbitro, os competidores devem voltar-se em direção do Joseki.
2. Após a ordem de rei, devem saudar.
3. Os competidores devem voltar-se e ficar de frente um para o outro novamente e seguir o determinado no ponto 9.3 destas diretrizes.

1. Os dois competidores, permanecendo atrás das suas marcas correspondentes e sem receberem qualquer ordem devem saudar-se simultaneamente, dando um passo em frente e permanecer na posição normal de pé esperando que o árbitro ordene Hajime.
2. Uma vez terminado o combate e o árbitro tenha ordenado Soremade, os competidores devem permanecer à frente das suas marcas correspondentes e aguardar o resultado. Os competidores devem nesta altura ter o seu judôgi composto.
3. O árbitro avança um passo, atribui o resultado e recua um passo; a seguir ao anuncio do resultado os competidores simultaneamente dão um passo atrás e saúdam-se.
4. Os últimos dois competidores do dia de cada torneio, depois do seu combate ter terminado, deverá cumprir-se o seguinte:
a) Depois de seguir os pontos 9.4 e 9.5 e por indicação do árbitro para ficarem de frente para o Joseki, os competidores devem seguir o disposto de (a) e (b) do ponto 9.2 e depois 9.7.
5. Os competidores movem-se para trás para a posição central no limite da área de combate e devem saudar, depois abandonam a área de competição de acordo com o previsto no artigo 8.

1. Competição por equipas

1. Cada combate entre duas equipas é considerado como uma sessão de shiai.
2. Antes do início de cada combate de equipas o árbitro e juizes devem seguir os pontos 3.1, 3.2, 3.3 e 3.4, depois 10.4, 10.5, 10.6, 10.7 e finalmente 3.5 destas diretrizes.
3. No fim de cada combate de equipas, o árbitro e juizes devem seguir os pontos 10.9, 10.10, 10.11 e 10.12 deste guião. Depois devem caminhar para a zona perigosa para uma posição central de frente para o Joseki e saudar em simultâneo. Depois desta saudação continuam com o ponto 7.2 e 7.3 destas diretrizes.
4. Antes de o combate de equipas começar, com o árbitro e juizes alinhados, juntos uns dos outros, com o árbitro ao centro e os três de frente para o Joseki, as duas equipas devem saudar-se dentro da área de combate. Depois avançam para as suas marcas, frente a frente, o árbitro ordena com as mãos esticadas e voltadas para cima, que os competidores fiquem de frente para o Joseki. Após este gesto, os competidores voltam-se então para o Joseki, permanecendo numa só fila.
5. O árbitro ordena rei e os competidores saúdam.
6. De imediato o árbitro indica aos competidores para se voltarem uns para os outros.
7. De novo o árbitro ordena rei, as equipas saúdam-se mutuamente e deslocam-se para o limite da área de combate e saúdam. É tido com certo que os competidores executam nova saudação no limite da área de combate antes de a abandonar completamente.
8. Para cada combate individual, os competidores deverão seguir o disposto nos pontos 9.1, 9.4, 9.5, 9.6, e 9.7 destas diretrizes.
9. Depois de todos os combates individuais terem terminado, as duas equipas alinham dentro da área de combate, nas suas marcas de frente uma para a outra. Árbitro e juizes, com o árbitro ao centro, alinham ao lado uns dos outros ficando de frente para o Joseki e equipas alinhadas. O árbitro dá um passo em frente e anuncia o resultado.
10. O árbitro recua um passo, voltando à posição original e ordena rei. As equipas saúdam-se.
11. Então o árbitro com um gesto como consta em 10.4, indica aos competidores que se voltem para o Joseki permanecendo numa fila única.
12. De imediato o árbitro ordena rei e em simultâneo os competidores saúdam em direção ao Joseki.
13. Depois disto os competidores devem voltar para o limite da área de combate e saudar. É tido com certo que, antes de abandonar completamente a área de competição, os competidores devem saudar novamente o Joseki, do limite da área de competição.
14. Nessa altura, na zona perigosa, árbitro e juizes saúdam em direção ao Joseki, saúdam-se mutuamente , seguindo o procedimento estabelecido na seção 7, caminham em direção do limite da área de competição até uma posição central, de frente para o Joseki, com o árbitro ao meio, saúdam-se e abandonando então a área de competição.

SUMÁRIO

A etiqueta da saudação do judô, coloca este desporto à parte dos restantes desportos internacionais. Os gestos são de respeito, apreciação e cortesia. O árbitro e os juizes têm um papel fundamental em manter este fato único, certificando-se de que a saudação é realizada de acordo com este princípios gerais.

Divulgação Judo Familia Fontes

Fonte: AD São Caetano.

Comentários:

Postar um comentário

 
Melhor Site de Estudo Bíblico