Sensei ensina jovens a lutar como cidadãos

terça-feira, 22 de março de 2011.
Em Rio Preto/SP

A paixão pelo judô surgiu aos 13 anos, quando o rio-pretense Guilherme Suman entrou em um tatame pela primeira vez. A admiração pelo esporte e a dedicação nos treinos fez com que ele conquistasse a faixa preta oito anos depois.

Suman sempre participou de campeonatos no estado de São Paulo, de 1983 a 1995. Ele já conquistou o terceiro lugar, na categoria por equipe, no Campeonato Brasileiro da modalidade, em 2001. Além de tudo isso, atualmente ensina a arte do caminho suave, como é conhecido o judô, há 16 anos, no Clube Monte Líbano.

Hoje, aos 40 anos, o professor afirma que o seu maior orgulho são seus filhos. Vitória Suman, de 14 anos, é a primeira judoca da região de Rio Preto a conquistar o título do Campeonato Paulista na categoria infantil. Já Guilherme Suman, de apenas 6 anos, foi o vencedor do campeonato de judô que o Clube Monte Líbano realizou no dia 12 deste mês, também na categoria infantil, mostrando que o amor pela arte japonesa passa, sim, de pai para filho.

Em relação a futuras conquistas, tanto suas quanto de seus filhos, ele é categórico: “O importante é viver um dia após o outro e levar a sério o lema do Judô: ‘Quem teme vencer já está vencido’.”

Guilherme, além de grande exemplo para os filhos, é também um orgulho para a cidade e para os 60 alunos que ensina no clube. “Acho importante educar e formar os jovens por meio do esporte”, declara.

Modesto, ele diz que levar o nome de Rio Preto para outros lugares é consequência de seus esforços, mas o importante é que ele não é o único, outras pessoas também contribuem para propagar, de maneira positiva, o nome da cidade por meio deste esporte.

E como judô em japonês significa caminho suave, Suman pretende ir devagar e longe na modalidade ainda, sem a intensão de se aposentar e se afastar do tatame. “Um judoca só para quando morre”, conclui. E seu maior sonho é ver um de seus alunos nas Olimpíadas, a conquista máxima para um judoca.

Fonte: Portal do Judo

Divulgação Judô Família Fontes
Ricardo Fontes

O Judô Família Fontes é patrocinado por:

Comentários:

Postar um comentário

 
Melhor Site de Estudo Bíblico