Disciplina para formar campeões (Matéria exibida pelo Jornal Bom Dia de Bauru no dia 16/05/2011)

quinta-feira, 19 de maio de 2011.
Carregado de títulos, o professor Marinho Esteves realiza no Sesi-Bauru o sonho de treinar atletas com a estrutura necessária.

Marinho (à frente) luta com Davi, um dos atletas que treina de olho nas Olimpíadas: trajetória de campeão e estilo exigente com os alunos
Para mostrar tudo o que sabe e, ao mesmo tempo, posar para as fotos desta matéria, o professor e técnico de judô Marinho Esteves Moreira Júnior, 34 anos, escolheu como parceiro um menino que fez precocemente uma escolha corajosa.

Davi Kalede é de Maceió (AL), mas treina judô em Bauru. Aos 15 anos, mudou sozinho, com autorização da família, por causa da estrutura oferecida pelo Sesi para o esporte. Acaba de conquistar o título de campeão paulista, na categoria meio leve. É uma das promessas do Projeto Esporte de Rendimento do Sesi, que tem objetivo ambicioso: formar atletas olímpicos.

Para isso, os esportistas recebem toda a estrutura material, inclusive para as viagens de competições. E contam com um professor que acumula vitórias e mostra de cara no que acredita: a disciplina.

Marinho está na cidade há dois anos para preparar os atletas. Tem na ponta da língua os resultados já conquistados: uma atleta na seleção juvenil de judô, um campeão brasileiro regional, dois vices-campeonatos regionais, o campeonato paulista, vencido por Davi, além de duas medalhas de prata e cinco de bronze, na mesma disputa estadual.

O professor começou no judô aos 7 anos e, até os 17, dividiu o tempo entre o tatame e os campos de futebol. Optou pelo judô por motivos práticos: como lutador, teria a oportunidade de fazer faculdade, por meio de uma bolsa de estudo.

Marinho não perdeu tempo. Cursou educação física ao mesmo tempo em que treinava e vencia campeonatos. Aos 18 anos, acumulava ainda o serviço militar. Foi uma época em que colocou à prova, com sucesso, a garra que aprendeu no esporte. “Saía de casa às 5h da manhã e voltava às 23h”, lembra.

Mesmo assim, concluiu a faculdade como o melhor aluno e saiu do Tiro de Guerra como um dos dez melhores atiradores.

As disputas olímpicas almejadas para os meninos e meninas que treina foi também seu sonho. Marinho chegou a ficar entre os selecionados e competiu bastante pela seleção brasileira. Foi campeão mundial, conquistou medalhas de ouro em Pan-americanos e no Sul-Americano, além de vários títulos regionais e brasileiros.

Participou de estágios técnicos no Japão, Alemanha, Estados Unidos e França. Só na Universidade de Tenri, no Japão, passou dois meses.

Uma experiência que serve para ele garantir: a vivência fora do país é importante para o desenvolvimento de um atleta.

Trabalho  

Aos 25 anos, no entanto, depois de ter passado um período no Clube Pinheiros e ter feito pós-graduação em São Paulo, resolveu que era hora de trabalhar como professor.

Ficou sete anos como diretor esportivo da prefeitura de Guararapes, sua cidade natal. O projeto de judô implantado por ele chegou a ter 400 alunos e um ginásio próprio.

“Fizemos seis campeões paulistas”, recorda.

Agora, no Sesi, diz viver um antigo sonho: o treinamento de atletas com toda a estrutura necessária. E um grupo de jovens que promete muito sucesso. “Sabem o que querem”, diz.

Eles treinam diariamente, durante cerca de quatro horas. Marinho é um professor exigente, como aprendeu com seus mestres.

“Precisa ser bom em tudo, não apenas no esporte”, costuma dizer às crianças e aos adolescentes. Isso inclui boas notas na escola e bom comportamento dentro de casa. “Cobro, mas tenho uma relação aberta com eles”, completa.

A volta às competições, agora como master, está nos planos de Marinho. A mulher e a filha dele, de 8 anos, inclusive, cobram o retorno. Sabem como é feliz no tatame.

Quem é e o que faz:
Nome: Marinho Esteves Moreira Júnior
Idade: 34 anos
Conquistas como atleta: duas vezes campeão mundial meio leve, uma vez campeão mundial absoluto, três vezes campeão mundial por equipe, cinco medalhas de ouro em Pan-americanos, três medalhas de ouro em Sul-americanos, cinco títulos brasileiros, cinco títulos brasileiro por equipes, cinco títulos paulista, dez vezes campeão dos Jogos Regionais e uma vez dos Abertos
Alunos: 36, no alto rendimento

Fonte: Jornal Bom Dia Bauru
Autor: Cristina Camargo

Divulgação Judô Família Fontes
Ricardo Fontes

O Judô Família Fontes é patrocinado por:

Comentários:

Postar um comentário

 
Melhor Site de Estudo Bíblico