Morihei Ueshiba - Influências

segunda-feira, 20 de setembro de 2010.
Sokaku Takeda

Takeda Sensei foi o difusor, no séc. XX, daquele que é hoje o estilo tradicional de Jujutsu mais praticado no Japão - Daito Ryu Aikijujutsu. Foi também um dos maiores expoentes de Jujutsu deste século. A arte que ele aperfeiçoou e ensinou a mais de 30.000 alunos continua, ainda hoje, a ser uma das artes mais vigorosas de Jujutsu, no Japão. Esta arte constitui a base técnica do Aikido. E, o seu líder, deixou profundas marcas na personalidade e vivência marcial de O' Sensei.

A personalidade de Takeda Sensei era muito peculiar, ainda para mais, quando muito do que era se devia à sua maneira própria de ser. Takeda Sensei personifica o produto acabado do artista marcial dos tempos antigos, vendo a vida como um campo de batalha, onde um só momento de desleixo podia resultar em morte. Via em cada pessoa um inimigo. Se por acaso uma pessoa o ia visitar ele "saudava-o" agarrando imediatamente uma barra de ferro e gritava: "Quem está aí?", e saía a praguejar até à entrada. Para ele, a sua perícia marcial, obtida com tanto esforço, era um segredo para ser ciumentamente guardado e mostrado apenas àqueles que pagavam bem pelo privilégio.

Takeda Sensei, desde cedo, demonstrava um espírito e uma apetência pelas artes marciais absolutamente vorazes e fora do comum. A tal ponto, que devido ao seu mau comportamento na escola e puro desinteresse pela sua educação acadêmica, nunca aprendeu a escrever. No entanto, os seus dotes técnicos cedo começaram a ser desenvolvidos, pois o jovem Takeda fugia de casa para combater em torneios regionais de Sumo, sem a licença do seu pai, invariavelmente voltando para casa com o prêmio. Uma vez que o seu pai era um profissional de Sumo, era uma grande desonra para si continuar a deixar o filho frequentar estes torneios amadores. Por isso, como forma de manter o filho em casa nos dias de festival, deixava-o a praticar Bojutsu. Contudo, nem assim era suficiente, e o jovem Takeda por vezes escapava-se para ir competir e ganhar.

Numa dada altura, tinha o jovem Takeda cerca de 18 anos, a polícia que tinha um controle bastante restritivo sobre o uso de armas, levou a que muitas das escolas de sabre fechassem, daí que Takeda se encontrava impedido de treinar. Por isso, integrou-se num grupo de acrobatas, onde sentia grandes facilidades devido à sua destreza e agilidade, resultado do seu treino marcial. Numa das várias deslocações assistiu às proezas fantásticas de um especialista de Karate de Okinawa, membro de um grupo diferente. Apesar da extraordinária habilidade do karateca, Sokaku Takeda derrotou-o num duelo sem armas, usando os seus rápidos movimentos de corpo, desenvolvidos no treino de sabre e de lança. Viajou entretanto para Kyusho ( grande ilha no sul do Japão) e depois para Okinawa (várias pequenas ilhas a sul de Kyusho), com o propósito de observar em primeira mão esta arte, Okinawa-te, como era conhecido então o Karate. Depois de deixar o grupo de acrobatas, viajou por Kyusho e pelas ilhas de Okinawa à procura de especialistas de Karate com quem pudesse testar a sua habilidade.

Foi esta avidez marcial que levou Takeda Sensei a viajar por todo o Japão para testar a sua perícia e estudar sob vários mestres de topo. Toda a sua vida era feita a viajar, indo a casa esporadicamente, muitas vezes só ao fim de vários anos. Sempre que se ia embora nunca dizia quando voltava ou para onde ia, e recomendava sempre que não esperassem que ele voltasse. Aliás, morreu numa das suas viagens com 83 anos (não há registro de ninguém que viajasse para ensinar até uma idade tão avançada).

Fonte: Pedro Escudeiro

Onisaburo Deguchi

Enquanto Sokaku Takeda é reconhecido por prover a base técnica para o desenvolvimento das técnicas de Aikido, foi Onisaburo Deguchi que ofereceu as visões espirituais mais importantes, que tocaram no ponto responsivo de Morihei, que já era religiosamente orientado. Foi a visão religiosa da Seita Omoto que formaria a base para a estrutura ética do Aikido. Primeiramente, irei apresentar uma visão geral sobre a religião Omoto.


Fontes: Aikido Harmonia

Comentários:

Postar um comentário

 
Melhor Site de Estudo Bíblico